Panorama
 
 
 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ENERGIA: WWF-BRASIL LANÇA AÇÃO DE CYBERATIVISMO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

04 Nov 2006 - A partir de 4 de novembro, os internautas podem participar ativamente do combate às mudanças climáticas. A ferramenta do site do WWF-Brasil, o Passaporte Panda, possibilita ao público enviar e-mails pedindo a representantes do governo federal que reconsiderem a decisão de incluir cada vez mais a queima de combustíveis fósseis na matriz energética do país. Atualmente, a matriz elétrica brasileira pode ser considerada limpa, mas a inclusão de termelétricas, por exemplo, pode fazer com que a emissão brasileira de gases do efeito estufa aumente ainda mais.

O Brasil é hoje o 4º país no ranking dos que mais liberam gases causadores do efeito estufa ao desmatar e queimar nossas florestas. Essas queimadas são responsáveis por 75% das emissões brasileiras. Por isso é muito importante que o país tenha metas claras de redução do desmatamento e continue tendo uma matriz elétrica limpa.

A idéia é permitir aos internautas participarem cada vez mais das decisões do país em relação ao meio ambiente e mostrar que a sociedade está alerta. O dia 4 de novembro foi escolhido para esta iniciativa porque é o Dia de Mobilização para a campanha global de mudanças climáticas. Nesta mesma data, várias organizações em todo o mundo realizarão atividades para tentar conter os avanços do aquecimento do planeta.
As mudanças climáticas são cada vez mais comentadas pelos veículos de informação porque seus efeitos já podem ser sentidos em todo o mundo. Em 2005, por exemplo, houve a maior quantidade já registrada no planeta de tempestades (26), tormentas com ventos acima de 119 km/h (14) e de furacões categoria 5 (com ventos acima de 249 km/h).

Para evitar impactos ainda maiores do aquecimento global, é preciso reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa como o dióxido de carbono (CO2). O aumento do lançamento de CO2 no ar acaba engrossando o cobertor de gases na camada atmosférica e isso resulta em calor demasiado, causando as mudanças climáticas.

É sobre como e quanto os países terão de reduzir suas emissões para minimizar os impactos das mudanças climáticas que representantes de várias nações estarão reunidos a partir de segunda-feira, dia 06 de novembro, na 12ª Conferência das Partes da ONU sobre clima, em Nairóbi, no Quênia. O WWF-Brasil participará do encontro junto com outros 19 técnicos de vários países que integram a rede WWF no mundo.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.