Panorama
 
 
 

OITOCENTAS PESSOAS SE INSCREVERAM PARA PARTICIPAR DO EVENTO DA SMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

08/11/2006 - O “Encontro Água e Floresta - O estado da arte da educação ambiental” começou ontem (7/11) à noite, em Taubaté, com um saldo extremamente positivo: oitocentas pessoas se inscreveram para participar dos três dias de programação, que inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos, organizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, em parceria com a Universidade de Taubaté - UNITAU. Trata-se de um evento do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares.

Na abertura, fizeram parte da mesa, entre outros, a secretária-adjunta estadual do Meio Ambiente, Suani Teixeira Coelho, o vice-reitor da UNITAU, José Rui Camargo, o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Taubaté, Ralf Nunes F. Leite, e o secretário de Agricultura do município, José César Campos.

A Orquestra Cameramusica, da Fundação Musical Artística e Cultural da Universidade de Taubaté, abriu o Encontro, apresentando um repertório que incluiu peças de Mozart e Villa-Lobos, entre outros.

Em seguida, Helena Carrascosa, diretora do Departamento de Projetos da Paisagem da SMA, fez a exposição sobre o Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, que está sendo implementado em cinco bacias hidrográficas do Estado, a começar pela bacia do rio Paraíba do Sul. Segundo ela, o tema do encontro está diretamente ligado à proposta do projeto, que tem como objetivo recuperar a vegetação nativa ribeirinha, como estratégia para recuperar e preservar os cursos dágua, desta forma garantindo a produção de água e a sobrevivência das diferentes espécies da fauna e flora que fazem parte do ecossistema.

O programa prossegue hoje (8/11), com a realização de mesa-redonda sobre o “Projeto de Recuperação das Áreas Degradadas no Estado de São Paulo” e “Educação Ambiental: contribuições para a gestão das águas e florestas”, ao mesmo tempo em que serão realizadas diversas oficinas e minicursos. Amanhã (09/11), a programação prevê as mesas-redondas sobre Biodiversidade, mudanças climáticas e créditos de carbono e Gestão integrada de recursos hídricos, além das oficinas técnicas e minicursos.

Texto: Eli Serenza
Foto: Pedro Calado

     

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.