Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO NA SERRA DA MANTIQUEIRA E AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMUNIDADE DE MUTUM PARANÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Comunidade de Mutum Paraná também é prejudicada com suspensão da audiência pública

Porto Velho (09/11/06) – Mesmo com a notícia de que a liminar impetrada pelo MPF e MPE-RO ainda não havia sido cassada, a equipe de licenciamento do Ibama se dirigiu à Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré, no Distrito de Mutum Paraná, onde quase 400 pessoas aguardavam para a realização da audiência pública. Ao chegar ao local, o diretor substituto de Licenciamento Ambiental do Ibama, Valter Muchagata, informou que a Procuradoria Geral Especializada junto ao Ibama estava na luta para cassar a liminar dentro do prazo de 30 minutos, e pediu que a comunidade aguardasse.

Mas logo veio a informação de que o agravo de instrumento – recurso judicial usado – ainda estava em andamento, para garantir a realização das audiências de Jaci Paraná e de Porto Velho. "Informamos que temos que continuar cumprindo a decisão judicial, e esta audiência, que seria realizada hoje, infelizmente fica prejudicada. O Ibama irá reunir-se com a juíza Isabel Galotti, em Brasília, e tão logo tenhamos um posicionamento poderemos realizar as demais", esclareceu Muchagata.

O diretor substituto colocou a indignação do Ibama com essa interferência do Ministério Público Federal e Estadual de Rondônia no trabalho da autarquia. "O Ibama vem cumprindo, durante todo o processo de licenciamento do Madeira, todos os procedimentos que a legislação ambiental determina, inclusive prazos. De modo que os questionamentos não procedem. Esperamos que as instâncias superiores do Judiciário entendam isso", frisou Muchagata.

Valter destacou, ainda, que o Estudo de Impacto Ambiental referente às Usinas Hidrelétricas do Madeira, apresentado pelo empreendedor, pode ainda sofrer complementações. "Seria nessas audiências que a população iria se posicionar sobre o projeto, e ter as suas preocupações incluídas no estudo. Mas não deixaremos de voltar aqui, em Mutum, para realizar essa audiência. Podem ter certeza", destacou o diretor.

Para o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, os atores que ajuizaram a ação alegam que falta debate sobre o projeto das usinas, mas completa "porque é que eles não estão aqui pra discutir com a população de Mutum? E o Ibama veio aqui, mesmo sabendo da decisão judicial, pra dar uma satisfação para vocês. Porque o Ibama sabe que o mais importante do projeto são vocês, que conhecem a região e vão dizer o que é importante ser considerado nesse projeto para a população e Rondônia", afirmou Sobrinho.
Sandra Tavares

APA Serra da Mantiqueira realiza operação em municípios de Minas Gerais

Belo Horizonte (06/11/06) - Área de Proteção Ambiental do Ibama (APA) Serra da Mantiqueira, localizada no município de Itamonte, em Minas Gerais, promove, de 5 a 18 de novembro, uma operação para atender a demanda reprimida do Ministério Público e fiscalizar a área dos 27 municípios que compõem a região APA.

O trabalho contará com o apoio de equipes da Superintendência do Ibama em Belo Horizonte, dos Escritórios Regionais de Juiz de Fora, Lavras, Pouso Alegre, da Floresta Nacional (Flona) Passa Quatro e do Parque Nacional Serra do Cipó, além do Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e da Flona de Lorena (SP). A Polícia Ambiental e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) também participarão dessa operação.

As equipes, compostas por fiscais e analistas ambientais do Ibama, contam com auxílio de aparelhos GPS, computadores e máquinas fotográficas para realização do trabalho. Também serão disponibilizados dois veículos para cada uma das três equipes divididas pelas regiões central, norte e sul.

O Ibama/Sede disponibilizou cerca de R$ 30 mil para a realizar essa operação, que visa atender no total cerca de 200 processos demandados pelo Ministério Público. Os autos de infração são referentes ao uso inadequado do solo, movimentação de terra, desmatamento, queima e intervenção em APP (área de preservação permanente). A fiscalização ainda vai se estender aos planos de manejo e às empresas.

Para o chefe da APA Serra da Mantiqueira, Clarismundo Benfica, essa operação é uma maneira de dar resposta ao Ministério Público, além de agilizar os processos futuros. Segundo ele, no final deste ano outra operação será planejada para 2007, e contará com mais recursos e equipamentos, como aeronaves.
Ester Junia

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.