Panorama
 
 
 

PANORAMA MUNDIAL DE ENERGIA DA AIE PROPÕE AÇÕES RADICAIS, MAS OFERECE SOLUÇÕES ULTRAPASSADAS, POLUIDORAS E PERIGOSAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

07-11-2006 - São Paulo - O mundo já dispõe de soluções energéticas melhores do que as propostas oferecidas pelo Panorama Mundial de Energia divulgado hoje pela Agência Internacional de Energia (AIE), em Londres. O Panorama propõe ações radicais, mas oferece soluções baseadas no modelo atual de energia, repleto de fontes sujas, como carvão e nuclear, e com grande desperdício.

“A solução, que não foi apresentada pela AIE, é melhorar a eficiência energética e explorar ainda mais as energias renováveis para suprir a necessidade de energia de forma sustentável e segura sem contribuir para o aquecimento global”, afirma Marcelo Furtado, diretor de campanhas do Greenpeace Brasil. É possível ainda diminuir em 50% as emissões de gás carbônico até 2050 e suprir a necessidade de energia sem a utilização de recursos nucleares ou da captura e armazenamento de carbono, como propõe a Agência.

“A afirmação que a energia nuclear é opção para minimizar o efeito estufa é equivocada e incorreta. Se hoje fossem construídos 3 mil reatores nucleares, não seriam suficientes para minimizar os impactos. Atualmente 2/3 das emissões de gases de efeito estufa são provenientes da queima do petróleo. Na América Latina há abundância de recursos hidrelétricos e gás natural. A introdução da energia nuclear seria apenas resultado de esforço de marketing das empresas que fornecem equipamentos para usinas nucleares”, comenta o especialista em energia José Goldemberg.

Para o Brasil, o cenário proposto pela AIE também trilha um caminho errado porque prioriza o uso das atuais tecnologias poluidoras e não cria oportunidades para as tecnologias limpas, o uso racional de energia e o combate ao desperdício energético. “O governo Lula tem promovido a retomada do programa nuclear brasileiro com a expansão da geração de energia pela tecnologia nuclear e não tem demonstrado forte vontade política nem criado mecanismos econômicos eficazes para o desenvolvimento de um programa energético que priorize as fontes renováveis - limpas e sustentáveis de energia como a solar e a eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas - e o combate ao desperdício energético”, disse Furtado.

A avaliação da AIE é incorreta, pois subestima o potencial das energias renováveis, que já geram mais energia do que os projetos da agência para a tecnologia nuclear em 2030. A energia nuclear, mesmo com todos os investimentos propostos pela Agência, ainda terá uma participação menor em 2030 do que hoje já representa as renováveis. Mesmo com um aumento de 50% na sua capacidade – o que significa a construção de 151 novos reatores até 2030 - a capacidade total instalada irá contribuir com aproximadamente 15% da eletricidade global, 3% menos do que já é gerado pelas renováveis. Além disso, o plano nuclear da AIE exigiria 200 novos reatores nos próximos 24 anos. Seguindo a proposta da AIE, os capitais e subsídios que seriam investidos em energia nuclear estrangulariam os investimentos em energias eficientes e renováveis, impedindo a grande mudança radical que a AIE está pedindo.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.