Panorama
 
 
 

PROJETO FORTALECER A TERRA E O CORPO É DESENVOLVIDO EM BAURU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

08 de novembro - O Pólo Base de Bauru deu inicio, no mês de outubro, as ações do Projeto Kaxunokoti Pokeé Yoko Muyóti – “Fortalecer a Terra e o Corpo”, na Colônia Velha da Aldeia Kopenoty – Terra Indígena Araribá/Avaí/SP. O objetivo é promover a educação ambiental em saúde, junto aos estudantes e moradores, mediante ações educativas voltadas para redução de agravos à saúde e melhoria do meio ambiente.

A comunidade organizou um mutirão para a construção de uma cerca no entorno da mina, obedecendo aos padrões da legislação ambiental vigente.O trabalho consistiu em recuperar e preservar a fonte de água limpa existente na colônia para atender 30 famílias (cerca de 130 pessoas) com água de qualidade e quantidade suficiente para uso em hortas e pomares domésticos.

Também foi realizada uma expedição às margens do Córrego Araribá e do Rio Batalha com a participação de professores e alunos das 4ª, 5ª, 6ª. e 7ª séries acompanhados de um engenheiro agrônomo, um biólogo e do chefe do PIN (Posto Indígena), para coleta de sementes que foram plantadas para formação de mudas.As árvores serão utilizadas no reflorestamento de nascentes existentes na terra indígena Araribá.

Na seqüência das ações, estão previstos ainda mutirões para plantio de mudas nativas, recuperação da caixa d’água já existente e construção de rede de distribuição de água para os quintais. Também serão realizadas atividades didático-pedagógicas sobre o tema meio ambiente, como apresentação de filmes, debates, dinâmicas, produção textual e /ou frases, entre outras, além da manutenção do viveiro e os tratos culturais necessários para o crescimento das mudas.

As ações será desenvolvidas durante um ano e oito meses, com participação interinstitucional e transdiciplinar dos técnicos do Pólo Base Bauru, da Funai, do Ibama, do Instituto Vidágua e da própria comunidade indígena.
Fonte: Funasa

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.