Panorama
 
 
 

SEMA-PR PARTICIPA DE EVENTO DA ONU E DISCUTE AGENDA 21

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Novembro de 2006

Paraná participa no Quênia de evento da ONU sobre mudanças climáticas

08/11/2006 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, representa em Nairobi, capital do país africano do Quênia, o Paraná no 2o Encontro das Partes do Protocolo de Kyoto (COP/MOP 2) e também na 12a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 12).

Promovidos pela Organização das Nações Unidas, os eventos começaram nesta segunda-feira (06) com o objetivo de discutir ações para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera terrestre – contribuindo, assim, para a redução do aquecimento global.

Rasca irá apresentar as principais ações, alinhadas ao Protocolo, que estão sendo desenvolvidas no Estado - como a instalação do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas, em novembro do ano passado. “O Paraná foi o terceiro Estado brasileiro a instituir o fórum, que está mobilizando a sociedade e fomentando discussões sobre as variações climáticas e suas alterações”, destacou Rasca.

Segundo o secretário, a articulação do governo com a sociedade é muito importante para elaborar ações efetivas e propostas que busquem a estabilização climática. “Com a abertura deste espaço para discussões sobre as mudanças climáticas estamos nos antecipando, incentivando a elaboração de medidas preventivas contra a estiagem e outros fenômenos meteorológicos que possam trazer prejuízos ao Estado e seus cidadãos”, disse o secretário.

Entre as principais atribuições do Fórum está apontar as causas e tendências das alterações climáticas que vêm acontecendo em diversas localidades, não só do Estado como do mundo. “Identificar a origem do problema e suas possíveis soluções é o primeiro passo para que possamos fazer do clima um parceiro e não um adversário”, completou Rasca.

Outras ações - O secretário ainda irá apresentar outras iniciativas, como a desenvolvida entre suinocultores da região Oeste do Estado – que promove a regularização ambiental das criações de porcos e ainda insere produtores no mercado de créditos de carbono – e um projeto recém-criado pelo Programa Paraná Biodiversidade, que estimula a recuperação florestal do Estado e a inserção de pequenos produtores no mercado de créditos de carbono.

Encontro Diálogos Paraná debate Agenda 21

09/11/2006 - O Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, promoveu nesta semana, em Maringá, o Encontro Diálogos Paraná – Instâncias Regionais. O encontro reuniu representações governamentais e de toda a sociedade dos municípios pertencentes à Bacia do Rio Pirapó.

O evento teve como objetivo promover o debate dos princípios norteadores da Agenda 21 Paraná (como a busca pelo desenvolvimento sustentável e pela justiça social, por exemplo) além de conscientizar e capacitar a sociedade sobre esses temas, formando multiplicadores desses princípios.
“As discussões visam aproximar os princípios da Agenda 21 Paraná a realidade local das Bacias Hidrográficas, buscando ações de curto, médio e longo prazo que promovam a preservação ambiental aliada ao desenvolvimento sustentável das regiões” destacou a coordenadora do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, Schirle Margaret Reis Branco, que fez a abertura do evento.

A programação do encontro contou ainda com a participação de professores da UFPR e da Universidade Tuiuti do Paraná e técnicos especialistas locais, que falaram sobre questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos, dos corredores de conservação da biodiversidade, agroecologia e direitos humanos. Os inscritos ainda puderam apresentar sugestões a serem implementadas na região da Bacia.

“Ao fim das Instâncias Regionais será formulado o documento ‘Agenda 21 do Paraná em Construção’ reunindo as recomendações e planos de ação feitos por cada instância, que será apresentado ao Governo e a toda a sociedade para que as ações sejam colocadas em prática e sua evolução acompanhada” disse Schirle.

Outras Instâncias serão realizadas nos dias 21 a 23 de novembro em Londrina e no próximo mês estão previstos encontros em Foz do Iguaçu, Guarapuava e Matinhos.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.