Panorama
 
 
 

TREINAMENTO SOBRE DOF NO MS E CAPACITAÇÃO PARTICIPATIVA NO RS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Seminário capacita gestores para atuarem na gestão participativa das UCs

Brasília (08/11/06) - Capacitar os gestores das unidades de conservação do Ibama para atuarem na gestão participativa junto aos conselhos consultivos das áreas de proteção ambiental é o objetivo do II Seminário Sul-Brasileiro de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação.

Desde segunda feira (06) representantes de todas as unidades de conservação dos estados da região sul, representantes da Diretoria Socioambiental,da Diretoria de Ecossistemas, dos Núcleos de Educação Ambiental estaduais e de outras áreas de interesse estão reunidos discutindo questões relacionadas ao fortalecimento dos conselhos consultivos dessas áreas protegidas.

O Seminário acontece até amanhã (09) na cidade de São Francisco de Paula, localizada a 150 km de Porto Alegre. No evento estão sendo realizadas palestras,mesas redondas,debates, oficinas, exposição de posters e apresentação de filmes. Hoje será mostrado o documentário Democracia In Natura, de Pedro Novaes.

A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito da cidade, Décio Cola, do superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Fernando da Costa Marques, do superintendente do Ibama em Santa Catarina, Luiz Ernestro Trein e da coordenadora-presidente da ONG Mira Serra, Lisiane Becker.

A organização do evento ficou por conta dos Núcleos de Educação Ambiental e Unidades de Conservação do Ibama nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o apoio da Direc,Disam e Petrobrás em parceria com a ONG Mira Serra.
Verbena Fé

Servidores públicos recebem treinamento sobre DOF no Mato Grosso do Sul

Brasília (09/11/06) - Servidores dos Escritórios Regionais do Ibama no Mato Grosso do Sul, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) e do Instituto Meio Ambiente Pantanal (IMAP) participam desde ontem, na sede da Superintendência do Ibama em Campo Grande, de treinamento sobre o Documento de Origem Florestal (DOF).

O curso está sendo ministrado por servidores da Diretoria de Florestas e da Diretoria de Proteção com o apoio da Superintendência do Ibama no Mato Grosso do Sul e se estende até o dia 11. O objetivo é reforçar o aprendizado dos servidores das unidades descentralizadas do Ibama sobre o novo sistema informatizado de controle de produtos e subprodutos florestais e capacitar os servidores dos órgãos estaduais do Meio Ambiente, que assumirão a operação principal do sistema.

O treinamento abrange aulas práticas sobre operação básica e avançada do sistema DOF para os usuários do Ibama e para utilizadores de matéria prima florestal. Também serão abordadas discussões sobre problemas peculiares ao estado do Mato Grosso do Sul, principalmente às referentes ao mercado carvoeiro.

Descentralização - Por força de legislação federal (Lei Federal 11.284/06), a gestão florestal do Estado do Mato Grosso do Sul está em pleno processo de descentralização e diversas atribuições do IBAMA estão sendo assumidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) e pelo Instituto Meio Ambiente Pantanal (IMAP).

A SEMA/IMAP será o principal operador do Sistema DOF e todos os dados para cadastramento deverão ser encaminhados a essa instituição. O IBAMA passará a direcionar seus esforços para atividades de auditoria e fiscalização e apoiará a SEMA/IMAP quando necessário.

DOF - Instituído pela Portaria MMA nº 253, de 18 de agosto de 2006 constitui-se licença obrigatória para o controle de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, inclusive o carvão vegetal nativo, contendo as informações sobre a procedência desses produtos e subprodutos, gerado pelo sistema eletrônico denominado Sistema DOF, na forma do anexo I da Instrução Normativa nº 112, de 21 de agosto de 2006.

Para obter mais informações sobre o DOF basta acessar o site www.ibama.gov.br, e clicar na opção “Documento de Origem Florestal – DOF. Também estão disponíveis no endereço www.ibama.gov.br/ctf/manual/html/160000.htm o texto da Instrução Normativa 112 e um manual sobre como preencher a Declaração Inicial e como preencher os demais formulários para inserir as informações e obter o DOF.
Informações: Ignácio Santos e Álvaro Ramos
Kézia Macedo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.