Panorama
 
 
 

USO ADEQUADO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Governo lança publicações sobre uso adequado de recursos hídricos

6 de Novembro de 2006 - Marcela Rebelo - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Industriais e produtores agropecuários vão receber mais informações para planejar adequadamente o uso da água nos próximos anos. Isso será possível com os Cadernos Setoriais de Recursos Hídricos, publicações que o governo lançou hoje (6), reunindo a relação de diversos segmentos da sociedade com os ecossistemas aquáticos.

“Atualmente, cerca de 70% das águas são utilizados para a irrigação, 20% para a indústria e 10% para os domicílios. Temos uma distribuição da água que precisa ser planejada e utilizada de forma múltipla”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na solenidade de lançamento das publicações sobre recursos hídricos.

Marina Silva lembrou que vários setores da economia brasileira, como o turismo, a agropecuária e a indústria, dependem da água e, por isso, os recursos devem ser utilizados de forma sustentável. “Mais de 50% da economia brasileira depende da nossa biodiversidade: terra fértil, clima positivo e água em abundância. É preciso planejar o uso da água em bases sustentáveis, e esse é o desafio do século”, disse a ministra.

Foram lançados cinco cadernos temáticos: agropecuária, indústria e turismo, energia hidrelétrica, saneamento e transporte hidroviário. “Os cadernos traçam quase um plano diretor para cada setor”, afirmou Marina Silva. Os documentos serviram como base para a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos, lançado em março deste ano.

“Disponibilizar essas informações é importante para que cada setor, tanto público quanto privado, possa incorporar em suas fases de planejamento de projetos a política de recursos hídricos”, ressaltou secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra.

De acordo com Senra, os cadernos são importantes porque trazem uma visão específica de cada setor com relação à água. Senra disse que os cadernos serão encaminhados a todos os ministérios, aos governos estaduais e a entidades da sociedade civil, como Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O secretário informou que, a partir da semana que vem, serão lançados cadernos regionais, começando pelo Atlântico Sul na próxima segunda-feira (13). Os documentos vão ser divididos por regiões hidrográficas. “Eles darão mais detalhes que podem ajudar na elaboração e revisão dos planos estaduais de recursos hídricos e dos planos diretores dos municípios”, disse ele.

Ministério do Meio Ambiente lança Cadernos Setoriais de Recursos Hídricos

6 de Novembro de 2006 - Agência Brasil - Brasília - A Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente lança hoje (6) cinco Cadernos Setoriais de Recursos Hídricos - Indústria e Turismo, Geração de Energia Hidrelétrica, Agropecuária, Transporte Hidroviário e Saneamento. Os cadernos servirão de subsídio ao Plano Nacional de Recursos Hídricos, lançado em março deste ano.

A cerimônia, no auditório do Anexo 1 do Palácio do Planalto, será realizada às 9 horas. Estarão presentes a ministra do meio Ambiente, Marina Silva, e o secretário de Recursos Hídricos, João Bosco Senra. Será exibido um vídeo sobre o Plano de Águas e aberta a exposição fotográfica Águas Brasileiras.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.