Panorama
 
 
 

ASSOCIAÇÃO DE IMIGRANTES JAPONESES DENUNCIA INVASÃO DE PARQUE ECOLÓGICO NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

14 de Novembro de 2006 - Thaís Brianezi - Repórter da Agência Brasil - Manaus - A Associação Gunma Kenjin-Kai do Norte do Brasil, formada por imigrantes nipônicos que se estabeleceram no Pará, denunciou a invasão de uma propriedade de 541 hectares comprada com verba do governo japonês. O advogado contratado pela associação, Marcelo Costa, declarou hoje (14) à Radiobrás que a presença de cerca de 150 famílias no local está ameaçando as atividades de educação ambiental e conservação florestal realizadas desde 2004.

As verbas para o projeto são da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam) do Pará, a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

“Essas famílias estão lá há cerca de um mês. Nós já formalizamos denúncias de crime ambiental ao Ministério Público Estadual, à Delegacia Especializada em Meio Ambiente da Polícia Civil, ao Batalhão de Polícia Ambiental e à Sectam”, revelou Costa. “Mas apesar de o governo estadual ser parceiro do projeto, ainda não tivemos uma resposta à altura”. O advogado revelou também que ainda não entrou na Justiça com um pedido de reintegração de posse porque há dúvidas sobre os limites exatos da propriedade.

O chefe da Divisão de Fiscalização de Fauna e Flora da Sectam, Lahire Figueiredo Filho, afirmou que uma equipe do órgão já visitou o local da invasão, na última semana. “O relatório dos nossos fiscais será encaminhado à Delegacia de Meio Ambiente, para que façam uma perícia técnica no local”, explicou. “Para punir um crime ambiental, como desmatamento, mesmo na esfera administrativa, é preciso qualificar os infratores (saber quem são e conseguir provas)”.

Figueiredo Filho disse ainda que os dados preliminares dessa vistoria sugerem que o local ocupado pelas famílias não pertence ao Parque Ecológico Gunma. “O terreno seria de uma mulher que teria permitido a fixação de algumas poucas famílias lá, dando abertura a todo esse processo”, relatou. “Esses ocupantes não se ligam a qualquer movimento organizado. Ao que parece, eles reivindicam a área como expansão urbana, como moradia, não como local de agricultura”.

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Belém, José Cristiano Nunes, declarou à Radiobrás que o órgão não tem conhecimento de qualquer invasão na área do Parque Gunma. “Há registro de acampamentos nas proximidades, mas não recebemos qualquer denúncia nesta área nem fizemos o cadastramento de famílias lá”.

No período da Segunda Guerra Mundial, migraram para o Brasil cerca de 1,8 mil moradores de Gunma, no Japão (província que fica a 100 quilômetros a noroeste de Tóquio e tem cerca de 2 milhões de habitantes). No Pará, eles se organizaram na Associação Gunma Kenjin-Kai do Norte do Brasil e, em 1992, passaram a reivindicar a criação de um parque ecológico. Em 1994, a Assembléia Legislativa de Gunma aprovou o projeto e, no ano seguinte, o governador Hiroyuki Kodera realizou uma campanha de arrecadação de fundos, obtendo 30 milhões de ienes. A verba permitiu a aquisição da propriedade de 541 hectares (400 hectares de floresta primária), onde desde 1996 funciona o parque.

Em 2004, a Jica começou a financiar na área o Projeto de Conservação Florestal e Educação Ambiental na Amazônia Oriental (Projeto Gunma), com duração de três anos. As atividades de educação ambiental e difusão comunitária de tecnologias de reflorestamento e sistemas agroflorestais têm como parceiros a Sectam, a Embrapa e o MPEG.

“Temo que o projeto esteja ameaçado por essa nova forma de ocupação do espaço – não gosto de falar em invasão”, lamentou a pesquisadora do MPEG Maria das Graças Santana da Silva. “Entre 2004 e 2005 fizemos levantamentos sócioeconômicos em 19 comunidades de Santa Bárbara, a fim de planejar as atividades de educação ambiental. Um dos pontos que observamos foi justamente a fragilidade da segurança do parque, visto que o município está sendo alvo de especulações imobiliárias”.

Santa Bárbara é um pequeno município de 13 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seu centro urbano fica a 50 quilômetros de Belém, às margens da rodovia estadual Augusto Meira Filho, que liga a capital paraense ao balneário de Mosqueiro.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.