Panorama
 
 
 
CBA AGUARDA LICENÇA DE OPERAÇÃO PARA MAIS UMA SALA FORNO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

13/11/2006 - O presidente da CETESB, Otávio Okano, acompanhado pelo diretor de Controle da Poluição Ambiental, João Antonio Fuzaro e Pedro Stech, diretor do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (DAIA), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e gerentes e técnicos da Companhia, visitaram na quinta-feira dia 9, a fábrica da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim, localizada no município de Alumínio, região da Sorocaba.

Desde janeiro de 2000, quando assinaram com a CETESB o primeiro Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para resolver uma série de problemas de ordem ambiental, a CBA tem cumprido todas as exigências técnicas feitas pela agência ambiental paulista. O terceiro e último acordo foi fechado recentemente e prevê o isolamento de todas as salas fornos, destinadas à fabricação do alumínio, para eliminar as poeiras secundárias. Os diretores da CETESB também tiveram a oportunidade de visitar a sétima sala forno que está em processo de licenciamento ambiental, já equipada com equipamento de controle de poluição à seco e úmido, para controle das emissões de fluoreto.

Posicionada entre as maiores empresas mundiais do setor, a CBA é a maior planta do mundo a operar de forma totalmente verticalizada, realizando, num mesmo local, desde o processamento da bauxita (matéria prima utilizada na fabricação do alumínio) até a fabricação de produtos, como lingotes, tarugos, vergalhões, placas, bobinas, chapas, folhas, perfis, telhas e cabos. Ao longo de 51 anos, a fábrica de Alumínio apresentou um crescimento médio anual de 10%. É a segunda maior produtora brasileira do metal, com 400 mil toneladas/ano de alumínio primário e a empresa se prepara para um novo processo de expansão, que lhe permitirá – a partir da concessão da Licença de Operação para a sétima sala forno – alcançar a marca de 470 mil toneladas/ano, em 2007. Os representantes da CETESB foram recebidos pelo diretor da CBA, Cláudio Pavanello e pelo gerente da fábrica, Renato César Brito de Moura.
Foto: José Jorge

     

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.