Panorama
 
 
 

DIVULGADO RELATÓRIO DAS EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS DE OUTUBRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Brasília/DF (14/11/06) – A Coordenação Geral de Monitoramento Ambiental (CGMAN) da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) já disponibilizou no site do Ibama – menu emergências ambientais - o Boletim Informativo sobre ocorrências ambientais do mês passado.

Durante outubro foram comunicados 11 acidentes ambientais: 3 em Minas Gerais, 3 em São Paulo, 2 em Pernambuco, 1 no Rio Grande do Sul, 1 no Paraná e 1 no Rio de Janeiro. Desde o início do ano, foram registrados 80 acidentes ambientais. Minas Gerais lidera a lista com 26 casos seguido do estado de São Paulo com 20 ocorrências.

As ocorrências do mês de outubro incluem, entre outras, derramamento de produtos químicos nocivos e óleo combustível no mar, em rios e áreas de mangue e às margens das rodovias e ferrovias, aparecimento de mancha de óleo em estação de tratamento de água, e mortandade de peixes em rios.

O Coordenador de Monitoramento Ambiental, Frederico Valle, destaca a gravidade da morte de 1 milhão de peixes de várias espécies ao longo do rio Sinos, município de São Leopoldo/RS, no dia 07 de outubro. Segundo análises preliminares, houve lançamento de efluentes industriais no rio Arroio Portão (contribuinte do Sinos), onde foi verificado quantidade de oxigênio abaixo de 1 mg/l.

O presidente do IBAMA assinou, em 18 de outubro, portaria decretando proibição de pesca no rio dos Sinos e Arroio Pontão, ato que permitirá o pagamento, pelo Ministério do Trabalho, de salário-defeso aos pescadores prejudicados pelo acidente ambiental.

Valle explica que a atuação do Ibama no atendimento das ocorrências de acidentes ambientais se dá por meio de técnicos capacitados responsáveis pela área nas Superintendências, Gerências, Escritórios e Unidades de conservação nos estados. Assim que esses servidores recebem a informação de uma ocorrência, a encaminham ao IBAMA/Sede, e deslocam-se ao local da emergência ambiental para realização de vistoria e tomada de decisões necessárias para evitar maiores danos.

Em caso de acidentes mais graves, podem ser deslocados técnicos do IBAMA/Sede e especialistas na área para auxiliar os trabalhos. Ele ressalta que os órgãos estaduais e municipais de Meio Ambiente também atuam na ocorrência de acidentes ambientais, conjuntamente com o Ibama.
Kézia Macedo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.