Panorama
 
 
 

FEIRA AMBIENTAL DISCUTE PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Novembro de 2006

16/11/2006 - O secretário Nacional de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, e o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participaram nesta quarta-feira (15) da abertura da Feira Ambiental do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Durante a abertura, João Bosco Senra elogiou a iniciativa paranaense de reorganização dos escritórios regionais do Sistema Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente). “O Paraná mais uma vez sai na frente ao considerar as bacias hidrográficas como unidades de planejamento, promovendo a gestão ambiental com base no que a natureza nos proporciona”, disse. O sistema é composto pela Secretaria do Meio Ambiente e suas autarquias, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos (Suderhsa). João Bosco ainda agradeceu a colaboração do Paraná para a elaboração do Caderno da Região Hidrográfica do Paraná – publicação do Ministério do Meio Ambiente apresentada durante a abertura.

Rasca Rodrigues destacou alguns benefícios da nova organização do sistema. “Proporciona à população local mais informações sobre seus rios e possíveis impactos ao meio ambiente, incentivando a gestão participativa na formulação de políticas públicas para gestão dos recursos hídricos, e permitindo maior eficácia na solução dos problemas ambientais regionais”, disse. “Além disso, está em consonância com a política nacional de recursos hídricos e facilita a comunicação entre governo federal, estado e município”, completou.

O presidente da Suderhsa, Darcy Deitos, abordou o Plano Estadual de Recursos Hídricos. “O plano irá garantir a quantidade e qualidade da água para seu uso múltiplo em todo o Paraná”, afirmou. O plano está em fase de elaboração e deverá ser concluído no próximo ano.

Feira Ambiental – Depois da abertura, foram realizadas diversas atividades culturais relacionadas à temática ambiental - como o show do grupo Blink Blom Blum, com instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis, a apresentação “Uma homenagem à Criança e à Natureza”, com a cantora Rosy Greca, e a apresentação de Milton Karam e sua filha de sete anos, Luana Karam, com músicas sobre temas ambientais voltadas ao público infantil.

A Companhia de Teatro Sonho e Magia, também participou do evento com a peça “Um Mundo Novo é Possível”, em que cinco atores fizeram uma reflexão sobre o futuro do planeta e da humanidade.

“A legislação de recursos hídricos prevê um processo participativo e oportunidades como esta, da Feira Ambiental, são momentos de incentivar a sociedade a discutir a gestão dos recursos hídricos”, disse o coordenador da Comissão Executiva Regional da Região Hidrográfica do Paraná, Everton de Sousa.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.