Panorama
 
 
 

JUSTIÇA FEDERAL DIZ QUE ANGRA 3 PRECISA DE APROVAÇÃO DO CONGRESSO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

16-11-2006 - São Paulo - Greenpeace condena intenção do Governo Federal de retomar construção da usina - Uma liminar da Justiça Federal determinou a interrupção do processo de licenciamento ambiental da usina nuclear de Angra 3. A liminar atende à ação civil pública movida pelo procurador da república André de Vasconcelos Dias, cuja argumentação lembra que a Constituição Brasileira exige uma lei federal determinando o local de construção da usina.

O Greenpeace vem cobrando a necessidade de o legislativo federal exercer controle efetivo sobre o Programa Nuclear Brasileiro. “A constituição brasileira é muito clara: toda atividade nuclear em território nacional só será admitida mediante aprovação do Congresso nacional”, afirma Sérgio Leitão, diretor de políticas públicas do Greenpeace. “Quando o Poder Executivo tenta impor sua decisão de construir Angra 3 sem passar pelo Congresso, está desrespeitando um direito do cidadão brasileiro de que assuntos de interesse nacional como este sejam debatidos de forma ampla e democrática”.

Além das questões jurídicas em torno de Angra 3, o Greenpeace condena as intenções do governo federal de ir adiante com o projeto de construção da usina, conforme noticiado recentemente na grande imprensa. Para a organização, o governo parece ignorar os riscos de acidentes, os graves problemas gerados com o lixo radioativo, os altos custos aos cofres públicos e, especialmente, o potencial brasileiro de geração de energia a partir de fontes limpas e renováveis.

Segundo pesquisa de opinião realizada pelo Iser (Instituto de Estudos da Religião) em 2004, 82% dos brasileiros são contrários à construção de novas usinas nucleares no país.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.