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MME LANÇA PROJETO DE ÔNIBUS MOVIDO A HIDROGÊNIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

14/11/2006 - O Ministério de Minas e Energia e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos d São Paulo (EMTU) lançaram nesta terça-feira (14/11), às 10 horas, no auditório da EMTU em São Bernardo do Campo (SP), o Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio. A iniciativa conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), e das entidades de financiamento Global Environmental Facility (GEF) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O MME é o diretor, e a EMTU, a gerenciadora.

O projeto consiste na operação e manutenção de ônibus protótipos que utilizam hidrogênio como combustível e serão utilizados no Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara, em São Paulo, durante quatro anos. Além dos ônibus existe a previsão de implantação de estação de produção de hidrogênio por meio de eletrólise da água, que é a divisão de moléculas de água em hidrogênio e oxigênio, por meio de eletricidade, para armazenamento e utilização dessas moléculas como combustível. “É como se fosse o posto de gasolina. Quando dividimos as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio podemos armazená-las para depois utilizarmos como combustível”, explica a coordenadora do Departamento de Gás do MME, Symone de Araújo.

O ônibus a hidrogênio vai desenvolver os meios de transporte coletivo que contribuam na redução da emissão de dióxido de carbono (CO²), óxidos de nitrogênio (NOx) e outros poluentes na atmosfera. Para o ministro Silas Rondeau, o fato de o Brasil abrigar o projeto vai permitir que “o País ocupe posição de destaque em virtude de seu mercado potencial, além de desenvolver essa tecnologia no Brasil, junto às operadoras de ônibus, fabricantes, universidades e escolas”.

O ministro explica ainda que essa é uma oportunidade para acelerar a comercialização deste tipo de ônibus no Brasil. “Com isso vamos adquirir e disseminar cultura técnica para operação, manutenção e fabricação deste veículo não poluente que pode, com a tecnologia brasileira, ir para vários países”, disse.

Principais objetivos do Projeto:

• desenvolver meios de transporte coletivo com emissão zero de poluentes e que contribuam na redução
dos níveis de dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx), material particulado, óxido de
carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC).;
• obter conhecimento dessa tecnologia mundialmente inovadora, permitindo ao Brasil ocupar uma
posição de destaque em virtude de seu mercado em potencial;
• desenvolver tal tecnologia no Brasil, junto às operadoras de ônibus, fabricantes, universidades, escolas,
visando criar um novo mercado;
• desenvolver especificações brasileiras para produção, manuseio e aplicação estacionária e veicular
possibilitando o desenvolvimento e utilização do hidrogênio com segurança e eficiência.

O passo mais importante foi dado em maio de 2006 com a assinatura do contrato de fornecimento do primeiro ônibus e de toda a infra-estrutura necessária do hidrogênio para operá-lo a partir de novembro de 2007. O contrato foi assinado com um consórcio constituído pela seguintes empresas:

AES ELETROPAULO - especificação da subestação, conexão, qualidade e disponibilidade de energia;
BALLARD POWER SYSTEMS - design, desenvolvimento e fabricação da célula a combustível;
EPRI – gerenciamento do projeto e líder do consórcio;
HYDROGENICS - fabricante do eletrolisador e equipamentos da estação de abastecimento de hidrogênio;
MARCOPOLO - fabricante da carroçaria e seus componentes;
NUCELLSYS - desenvolvimento, fabricação e engenharia de aplicação dos sistemas de célula a combustível;
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - integradora e operadora da estação de abastecimento de hidrogênio;
TUTTOTRASPORTI - integradora do ônibus completo e fabricante do chassis.

O projeto brasileiro foi escolhido pelo PNUD/GEF em função de alguns aspectos importantes:
Aspectos Econômicos:
• O Brasil é uma economia emergente;
• Os ônibus possuem papel importante no transporte urbano brasileiro;
• O Brasil é o maior mercado mundial de ônibus;
• O Brasil é o maior produtor mundial de ônibus – 19.000/ano;
• A frota de ônibus na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP é a maior concentração no mundo.
Assessoria de Comunicação MME

 
 

Fonte: Ministério de Minas e Energia (www.mme.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

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