Panorama
 
 
 

OFICINAS DE COMUNICAÇÃO E JORNALISMO AMBIENTAL NA BAHIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

Aliança promove iniciativas de capacitação em comunicação e biodiversidade em Porto Seguro - Porto Seguro, BA, 17 de novembro de 2006 — O Corredor Central da Mata Atlântica, formado por 12 milhões de hectares dos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, será o tema central de duas oficinas que a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica realiza na próxima semana em Porto Seguro (BA). A necessidade das capacitações foi apontada durante a realização do workshop de planejamento para a implantação do Corredor. A primeira oficina, de Comunicação Comunitária, acontece de domingo (19) a terça-feira (21) e reúne membros de associações, entidades e órgãos governamentais envolvidos em atividades de conservação ambiental. Na seqüência, de quinta (23) a sábado (25), as ONGs reúnem profissionais de comunicação para a Oficina de Jornalismo Ambiental.

Na Oficina de Comunicação Comunitária serão abordados desde a teoria da comunicação até experiências práticas de produção de informativos e exposições fotográficas. As facilitadoras são Isabela Santos e Sandra Damiani, gerente e comunicadora da Conservação Internacional. “Levantamos as expectativas e necessidades dos participantes para podermos definir quais atividades práticas seriam mais condizentes com a realidade da região”, explica Isabela.

Já no encontro para cerca de 20 profissionais de Jornalismo, especialistas apresentam informações e conhecimentos sobre biodiversidade, características da Mata Atlântica, contexto do Sul da Bahia, discutem a criação de instrumentos financeiros para a conservação ambiental e os desafios do jornalismo ambiental. As palestras serão ministradas por Adalberto Wodianer Marcondes, diretor responsável da Agência Envolverde; Adriano Paglia, biólogo da Conservação Internacional (CI-Brasil); Carlos Eduardo Frickmann Young, professor de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Jean-François Timmers, consultor da Associação Flora Brasil; Luiz Paulo Pinto; diretor do Programa da Mata Atlântica da CI-Brasil; Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica; Milene Maia Oberlaender, chefe do Parque Nacional Monte Pascoal; Roberto Xavier de Lima, coordenador do Projeto Corredor Ecológico Central da Mata Atlântica do Ministério do Meio Ambiente; Rui Rocha, diretor do Instituto Floresta Viva.

“A comunicação é uma peça importante do processo de implantação efetiva do Corredor Central da Mata Atlântica”, observa Érika Guimarães, coordenadora da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica. “Esperamos contribuir com os gestores locais para que as informações circulem de uma forma eficiente e cheguem aos públicos que precisam ser sensibilizados para a importância da conservação da Mata Atlântica nesta região. É um trabalho de multiplicação de conhecimentos”.

Corredor de biodiversidade - é um conceito de conservação do meio ambiente, que delimita uma área de grande diversidade biológica e propõe a atuação com uma abordagem de planejamento regional. O objetivo é integrar áreas com diferentes formas de uso e ocupação, como parques e reservas, áreas de cultivos e pastagens, centros urbanos e atividades industriais, estimulando atividades antrópicas menos impactantes e possibilitando a conexão desses fragmentos florestais. Desta forma, assegura a sobrevivência das espécies, o equilíbrio dos ecossistemas e o bem-estar humano.

Corredor Central da Mata Atlântica - equivale a 12 milhões de hectares e cobre regiões da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Para conhecer mais sobre a região e as atividades desenvolvidas no sentido de efetivar este trabalho conjunto, visite o portal www.corredores.org.br . Este site foi criado em 2005 e visa disseminar informações, fomentar o debate e incentivar a participação de instituições ambientalistas, cientistas e da sociedade em geral nas decisões ambientais da região. Assim, reúne todo tipo de informação sobre os corredores, desde dados biológicos, mapas, passando pelas organizações atuantes na região, eventos, leis e programas de governo, até as redes de articulação existentes em torno do tema. É uma ferramenta interativa e de administração descentralizada, de forma a que todos os interessados possam compartilhar dados e conhecimento por meio da inserção, acesso e/ou sugestão de notícias, artigos, eventos, materiais institucionais, vídeos, livros, mapas, campanhas, dentre outros.

Aliança para a Conservação da Mata Atlântica - é uma parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica. As oficinas contam com recursos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), formado por Conservação Internacional, Global Environment Facility, governo do Japão, Fundação John D. and Catherine T. MacArthur e Banco Mundial, em favor dos Hotspots, as áreas mais ricas e ameaçadas do planeta.

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.