Panorama
 
 
 

PRESIDENTE LULA E MINISTROS DISCUTEM AGENDA DE DESENVOLVIMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

17/11/2006 - Marluza Mattos - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordenou, nesta sexta-feira (17), uma reunião com vários ministros para tratar de uma agenda de desenvolvimento, com horizonte até 2010, que inclui mais de 120 obras na área de energia e transporte. Foram discutidas as medidas que permitirão a viabilidade dessas obras. "Ao invés de debatermos o passivo, discutimos o planejamento integrado com setores de infra-estrutura e transporte, olhando para frente. É a consolidação da transversalidade", avaliou o ministro interino do Meio Ambiente, Claudio Langone, que participou do encontro.

Na reunião, o presidente e os ministros decidiram enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei complementar para regulamentar o artigo 23 da Constituição, que trata das competências dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e da União. "Com isso, a competência de cada um ficará mais clara, o que terá influência nos impasses judiciais que giram em torno de algumas obras", disse Langone. Segundo ele, a maior parte dos impasses referentes a obras de energia e transporte no País são de ordem jurídica.

Também foi definido um cronograma para 15 gasodutos e foram acertados os Termos de Ajuste de Conduta referentes à exploração e perfuração de petróleo e gás nas bacias de Campos e do Espírito Santo. O governo ainda decidiu que um novo Termo de Ajuste de Conduta, semelhante ao dessas duas bacias, será feito em relação à bacia de Santos.

O presidente anunciou no encontro que a obra da BR-163 foi incluída no Orçamento de 2007 como PPI (Projeto Prioritário de Investimento). Isso garantirá viabilidade financeira para a pavimentação da rodovia, que foi alvo do Plano BR-163 Sustentável, uma iniciativa pioneira para promover o desenvolvimento sustentável na região e evitar impactos negativos dos processos que historicamente acompanham esse tipo de obra na Amazônia. O plano é composto por ações de 21 ministérios e órgãos federais. Conforme orientação do presidente, a partir dessa decisão, a Casa Civil deverá convocar o Grupo de Trabalho da BR-163 para tratar da efetiva implementação do plano.

Outra decisão importante da reunião está relacionada à BR-319, que liga Porto Velho a Manaus. Um trecho de aproximadamente 400 Km, abandonado há mais de 15 anos, deverá ser avaliado como obra nova, com todos os critérios ambientais necessários. Na oportunidade, o Ibama informou também que, em 2006, bateu o recorde de licenciamento ambiental de postos de petróleo. Foram 220 postos licenciados. O presidente disse também que serão autorizadas, ainda neste ano, as convocações de 300 concursados para o quadro de servidores do Ibama.

Estiveram presentes na reunião representantes do Ibama, do Ministério dos Transportes, do DNIT, do Ministério da Justiça, da Funai, da Casa Civil, além do Ministério do Meio Ambiente. A reunião iniciou às 10h30 desta sexta-feira e encerrou apenas no fim da tarde.
Foto: MMA

     

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.