Panorama
 
 
 

PROJETO MATA ATLÂNTICA CONSTRÓI SEDE PARA BATALHÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2006

(14/11/2006) - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS/KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento), está destinando valores para a construção da sede do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, em Taquara. A solenidade de assinatura da ordem de início dos serviços ocorreu na manhã desta terça-feira (14) naquele município.

A obra está orçada em R$528.569,41 para um prédio com 372,90m² de área construída. A execução do serviço será com a Triedro Engenharia Construções e Avaliações Ltda, que venceu a licitação realizada pela CELIC. O prédio deverá estar concluído dentro de 180 dias.

O Comando Ambiental da Brigada Militar é um dos co-executores do Projeto Mata Atlântica, cujo objetivo maior é proteger e recuperar o que restou deste bioma na região nordeste do Estado. A Mata Atlântica tem reconhecimento nacional e internacional como área de proteção e possui valor inestimável além-fronteiras brasileiras. Sua biodiversidade é oito vezes maior do que a da Amazônia. É também um dos últimos refúgios para a fauna e flora, com espécies ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul.

O projeto Mata Atlântica, coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tem um aporte de recursos em torno de 6 milhões de euros, provenintes do KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento), e pouco mais de 4 milhões de euros da contrapartida do Governo do Estado.

Grupo de Gestores do Pró-Mar-de-Dentro encaminhará Carta do Programa ao Governador

(16/11/2006) - Acontece nesta sexta-feira (17) a 5ª reunião ordinária do Grupo de Gestores Municipais de Meio Ambiente do Programa Pró-Mar-de-Dentro, a partir das 13 horas, na Sala Espaço Verde (11º andar) do prédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

O Grupo, criado neste ano por portaria da Sema, foi instalado no dia 10 de outubro pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, durante o II Seminário do Programa Pró-Mar-de-Dentro, em Tapes.

A coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira, salienta que a criação do Grupo de Gestores de Meio Ambiente é um dos resultados da trajetória do Programa no contexto da gestão ambiental compartilhada.

A pauta da reunião prevê novas adesões e encaminhamento ao Governador Germano Rigotto da Carta do Mar de Dentro, redigida e assinada no Seminário de Tapes. O documento busca o fortalecimento e manutenção do Programa, que tem ações voltadas para 50 municípios, quase todos na Metade Sul do Estado. Entre as ações propostas na Carta estão a institucionalização da secretaria executiva do Programa e sua estruturação física, funcional e orçamentária, a reativação do Conselho Diretor, a criação do Comitê Consultivo e a previsão e garantia de recursos orçamentários do Fundo de Recursos Hídricos para a execução de projetos.

No encontro, também deverá acontecer o ingresso de novos municípios no Grupo que é formado por representantes de 20 cidades da área do programa, além da composição das Câmaras Técnicas de Planejamento Ambiental, Gestão Ambiental e Educação Ambiental. Ainda será discutida a participação do Grupo no I Congresso Estadual de Agentes Prevencionistas do Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), que acontecerá dias 25 e 26 de novembro no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.