Panorama
 
 
 

SAÚDE E EDUCAÇÃO INDÍGENA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Ministério Público vai fiscalizar educação indígena no Maranhão

14 de novembro - Representantes do Ministério Público Federal, da Coordenação de Articulação dos Povos Indígenas do Maranhão, do Ministério da Educação, da Funai e da Secretaria de Educação do Maranhão decidiram no último dia 06/11 (segunda-feira), em Imperatriz, pela fiscalização do MP nas demandas educacionais do Estado.

A partir dessa iniciativa, o Ministério Público Federal passará a acompanhar a implementação das ações conforme o Artigo 27, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que afirma que os programas e serviços de educação indígena devem ser desenvolvidos e aplicados em regime de cooperação com as comunidades interessadas.

Para a coordenadora-geral de Educação da Funai, Maria Helena Sousa Fialho, essa decisão define as responsabilidades do ensino no Estado. Segundo ela, a Funai continuará exercendo seu papel de apoiar a educação por meio da formação de conselheiros indígenas, além de apoio técnico e financeiro para a formação de professores. Leia o termo de compromisso da íntegra.
Funasa promove encontro para difundir trabalhos em saúde indígena

16 de novembro - A 1ª Mostra Nacional de Saúde Indígena, realizada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), termina nesta sexta-feira (17) em Brasília. Com o tema “Gente que faz saúde. Qualidade de Vida, Promoção da Saúde e Valorização das Tradições”, o evento tem o objetivo de demonstrar e difundir em todo país, os trabalhos realizados pelos profissionais para melhorar a saúde indígena.

O encontro faz parte das propostas que saíram da 4ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada em Goiás, em março deste ano, e visa fortalecer e consolidar o Subsistema de Saúde Indígena.

Foram selecionados para a Mostra 148 trabalhos sobre saúde indígena. Entre os estados que mais apresentaram projetos está o Mato Grosso, com 29, seguido do Amazonas com 20 trabalhos. Participam do evento profissionais das áreas pública e privada, conselheiros de saúde do Subsistema de Saúde Indígena, Instituições parceiras (ONGs, Instituições de Ensino Superior, entre outras), estudantes, e representantes de entidades que atuam na área de saúde dos índios brasileiros.

Na opinião do guarani Karai de Oliveira, um evento como esse é importante para informar os indígenas a respeito dos problemas enfrentados na saúde e as soluções que são encontradas para combatê-los. “O evento é muito bom porque o foco é saúde indígena e também por proporcionar o intercâmbio cultural entre os povos indígenas presentes. Assim os problemas enfrentados na saúde podem ser conhecidos por todos. A saúde na minha aldeia está boa, mas acredito que irá melhorar ainda mais. Hoje, por exemplo, nós temos tratamentos dentários, que antes não havia em nossa aldeia”, conta.

Em contrapartida, lideranças xavante lembram que a saúde indígena não está assim tão boa e pedem maior atenção do governo federal. Os principais problemas, segundo os índios, são a falta de saneamento básico e a desnutrição.

Já para o diretor executivo da Funasa, Danilo Fortes, a situação nas aldeias tem evoluído nos últimos anos. “Graças ao esforço feito pela Funasa, o atendimento tem melhorado, mas é lógico que pelas dimensões do país ainda existem áreas com situação crítica”, disse Fortes.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.