Panorama
 
 
 

AQÜÍFERO GUARANI TERÁ MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

24/11/2006 - Regina Rabelo - Um manual de perfuração de poços e uma campanha sobre a importância do Aqüífero Guarani serão lançados, ainda este ano, no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A decisão foi aprovada na 7ª. Reunião do Conselho Superior de Direção de Projeto Aqüífero Guarani, nesta sexta-feira, (23), em Curitiba. O secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, participou como um dos três representantes do Brasil no Conselho, que se reúne de seis em seis meses.

No Brasil, o manual será distribuído nas universidades e instituições que atuam na área de recursos hídricos e estará disponível, também, na Internet. Para Senra, a publicação será significativo instrumento de conscientização dos técnicos e usuários sobre a importância de combater a contaminação nos poços.

De acordo com João Bosco Senra, a Análise Diagnóstica Transfronteiriça do Aqüífero Guarani de 2006 foi apresentada durante a reunião para que os participantes avaliem e apresentem sugestões regionais até 15 de janeiro. As manifestações de cada país servirão de base para as discussões da metodologia do Plano de Ações Estratégicas do Aqüífero Guarani, que será elaborado em 2007.

Na sétima reunião do Conselho foram apresentados também o mapa base do aqüífero e a base de dados hidrogeológicos de sete mil poços já perfurados em todos o sistema. Ficou aprovado ainda o plano operativo que será desenvolvido no próximo ano, que prevê a realização de estudos e seminários nos quatro países. A metodologia do plano será discutida em reunião extraordinária do conselho, marcada para março de 2007, em Montevideo. E na 8ª reunião ordinária, que será no Paraguai, daqui a seis meses, começam as discussões de plano de gestão.

Senra informou também que o programa de estágios do sistema do aqüífero Guarani será intensificado no próximo ano. Empresas que atuam na área e os governos dos estados que ficam na área de abrangência do aqüífero poderão indicar profissionais para estágio no sistema , acrescentou.

Aqüífero

O Sistema Aqüífero Guarani é uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo, com extensão de 1,2 milhões de Km2, sendo 840.000 km2 mil no Brasil, 225.5000 km2 na Argentina, 71.700 km2 no Paraguai e 58.500 km2 no Uruguai. No Brasil estende-se por oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Abastece mais de de 500 cidades total ou parcialmente, com suas águas.

As águas são de excelente qualidade para consumo doméstico, industrial e irrigação e, em função das temperaturas serem superiores a 30ºC em todo o domínio confinado, são muito utilizadas para o desenvolvimento de balneários e na agroindústria.

Dois projetos do aqüífero estão no Brasil, o Riviera (Uruguai)/Santana do Livramento e o de Ribeirão Preto (SP). A implantação do projeto em Ribeirão Preto permitirá a revisão e atualização das informações relacionadas com possíveis contaminações localizadas e sobre processos de superexplotação das águas do aquífero em áreas urbanas e em zonas de alta densidade populacional. O Projeto Piloto Santana do Livramento/ Riviera é a primeira experiência de proteção e gestão compartilhada entre dois países no Sistema Aqüífero Guarani (SAG). A região foi escolhida em função de ambas cidades serem abastecidas por água subterrânea (Livramento 100% e Rivera de 60 a 80%), em uma área não confinada e vulnerável à contaminação.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.