Panorama
 
 
 

BIOCOMBUSTÍVEL E CONSCIÊNCIA LIMPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Encontro sobre biocombustíveis reúne Brasil e França

Energias Alternativas - 24/11/2006 - Especialistas de várias partes do Planeta estarão em Brasília, a partir desta segunda-feira (27) até o dia 29, para debater o futuro do setor de biocombustíveis. Trata-se da Enerbio, a Feira Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis, que será realizada no Hotel Blue Tree Park.

Durante a feira serão apresentadas oportunidades científicas, tecnológicas e industriais para o crescimento do setor. Palestras, oficinas e mesa-redondas também vão contribuir para a troca de experiências entre pesquisadores, gestores públicos e empresários.

O setor de biocombustíveis vem ganhando projeção e ampliando sua rede de conexões pelo mundo. Com a supervalorização do petróleo e sua possível escassez a longo prazo, o tema torna-se cada vez mais importante.

O Encontro Franco-Brasileiro sobre biocombustíveis é um dos eventos paralelos à Enerbio e realizará seminários e oficinas temáticas para discussão de possíveis projetos cooperativos entre instituições de P&D e empresas.

O encontro, que tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Embaixada da França no Brasil, trará ao Brasil cerca de 50 participantes franceses, entre autoridades do governo daquele país (governador da região de Champagne-Ardenne e Ministério da Agricultura), parlamentares (presidentes das comissões de biocombustíveis do Senado e da Assembléia Nacional), pesquisadores, empresários e jornalistas (Le Monde, Le Figaro, Le Point, Les Echos e La Tribune) para debaterem com seus pares brasileiros os programas de biocombustíveis dos dois países.

Além de excelente oportunidade de intercâmbio de informações, o evento representa a primeira etapa de um projeto mais ambicioso de criação de uma rede franco-brasileira de excelência científica e tecnológica na área da valorização não-alimentar dos agrorecursos, com a participação, também, da iniciativa privada.
Programa completo e inscrições gratuitas pelo site www.anpei.org.br
Carlos Freitas - Assessoria de Imprensa do MCT

Inpa e Moto Honda promovem mais uma edição do projeto Consciência Limpa

Educação Ambiental - 24/11/2006 - Motivar o debate sobre questões importantes relacionadas ao meio ambiente e a sua interação com a vida das pessoas. Some-se a isso a demonstração prática de alternativas para se conter as agressões à natureza a partir do entendimento das pessoas acerca da dinâmica dos ecossistemas amazônicos. É simples. Por exemplo, combater a malária conhecendo o mosquito. É o que propõe o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) por meio das ações do projeto Consciência Limpa. Amanhã (25), de 8h a 12h, é a vez do Igarapé da Glória, em Manaus, sediar uma série de oficinas educativas envolvendo comunidades próximas à área.

A Coordenação de Extensão (COXT) do Inpa formou uma equipe de, aproximadamente, 20 pessoas, entre técnicos e pesquisadores, para ministrar as oficinas e monitorar os trabalhos. Nesse ofício, entra como parceiro o Departamento de Gestão Ambiental da Moto Honda. O objetivo do Consciência Limpa é mobilizar a sociedade civil, entidades públicas e privadas impulsionando-as a promover ações que despertem a consciência das pessoas para a problemática ambiental.

Três temas principais permearão os debates: transmissão da malária e da dengue, a importância e os cuidados com a água e a alimentação.

Na oficina sobre a malária e dengue, coordenada pelo pesquisador Wanderli Tadei, serão apresentados ao público os principais mosquitos vetores dessas doenças. A utilização de mosquitos vivos como material didático (gêneros Anopheles, Aedes e Culex) ajudará o público a entender, na prática, como se desenvolve todo o ciclo biológico (ovos, larvas, pupas e adultos) dos insetos.

Sob a orientação de Domitila Pascoaloto, da Coordenação de Pesquisas em Clima e Recursos Hídricos do Inpa, as pessoas poderão, por exemplo, observar a fundo, com o auxílio de um microscópio, as características de uma amostra de água de alguns igarapés de Manaus. Também haverá uma exposição dos principais tipos de resíduos encontrados nesses recursos hídricos e sua influência sobre a qualidade da água, entre outras atividades.

Na oficina do Laboratório de Nutrição do Inpa, coordenada por Dionisia Nagahama, serão aferidos o peso e altura das pessoas, calculando o IMC (Índice de Massa Corporal). A proposta de Dionisia é que aqueles que apresentarem algum distúrbio nutricional (baixo peso, sobrepeso ou obesidade) recebam uma breve orientação sobre como alimentar-se de maneira saudável, valorizando, principalmente, o uso dos alimentos regionais, como as frutas.

Segundo Jorge Lobato, da COXT, até o final do ano, ainda haverá mais uma edição do Consciência Limpa. No sábado seguinte (02/12), o Igarapé de Manaus receberá a visita da equipe do projeto. “A nossa expectativa é que compareçam aproximadamente 400 pessoas”, revela Lobato.
Grace Soares - Assessoria de Comunicação do INPA

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.