Panorama
 
 
 

ENCONTRO DISCUTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE COMUNIDADES TRADICIONAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

24/11/2006 - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e a Associação Comunitária da Vila de São Jorge – Asjor promovem no período de 04 a 06 de dezembro, com o patrocínio da Petrobrás, o Encontro Etnociência e Pesquisa Agropecuária – Diálogo de Saberes, no auditório do Edifício Sede da Embrapa, em Brasília, DF.

O evento reunirá pesquisadores de diferentes áreas de atuação e representantes dos setores públicos e privados que atuam na preservação e conservação de espécies tradicionais e no manejo da agrobiodiverdidade, com o objetivo de discutir ações voltadas para o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais.

Durante os três dias de atividades serão realizadas palestras, debates, oficinas de convivência e troca de saberes, mostra de filmes relacionados ao tema, feira de exposição e comercialização de produtos, além da apresentação de manifestações culturais artísticas tradicionais.

A Embrapa e o povo Krahô

A parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Unidade da Embrapa,vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento localizada em Brasília, e o povo indígena Krahô (TO), iniciou-se em 1995, quando representantes da etnia procuraram a Empresa para tentar reaver as suas sementes primitivas, especialmente de milho, que haviam desaparecido em decorrência do cultivo comercial intensivo.

Nas últimas décadas, os índios da etnia Krahô, composta por cerca de 3.000 pessoas que vivem em 18 aldeias no nordeste do Tocantins entre os municípios de Goiatins e Itacajá na maior área preservada do cerrado do Brasil, trocaram seu modelo tradicional de produção agrícola baseado no uso de espécies consorciadas em lavouras familiares e passaram para o cultivo intensivo. Isso alterou a sua organização social provocando a perda de sementes tradicionais, principalmente de milho, cujo cultivo estava fortemente relacionado às práticas culturais milenares (festas e ritos), levando-os à insegurança alimentar.

As atividades da Embrapa desenvolvidas em áreas indígenas visam promover a conservação e o resgate de espécies e variedades tradicionalmente cultivadas pelos índios Krahôs. Essa aproximação devolveu a esse povo indígena algo incomensurável: o resgate de suas tradições de plantio, colheita e armazenagem, além de costumes tradicionais, rituais alimentares e festividades praticadas por seus ancestrais, que sobreviviam apenas na memória dos mais velhos.

Essa iniciativa foi o ponto de partida para uma série de trabalhos etnobiológicos. Atualmente, 41 unidades descentralizadas da Embrapa desenvolvem projetos junto a comunidades tradicionais, incluindo indígenas, comunidades de fundo de pasto, quebradeiras de coco, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros e sertanejos. Essa nova realidade estabelece a necessidade do desenvolvimento e aplicação de metodologias científicas adaptadas às diferentes situações vivenciadas por essas comunidades.

Apresentações culturais indígenas e viola caipira animam abertura do evento

A sessão de abertura do Encontro, que será realizada no dia 04 de dezembro, às 20 horas, no auditório do Edifício Sede da Embrapa, vai contar com apresentações artísticas culturais feitas pelos índios Krahôs e com um show do compositor e violeiro Roberto Corrêa, professor e pesquisador da Escola de Música de Brasília, com 14 discos lançados e mais de 20 anos de carreira.

Entre as manifestações culturais que serão apresentadas pelos índios, um dos destaques será a brincadeira de pátio, que inclui dança e cantigas tradicionais da tribo, denominada Katoré. Eles vão expor também artesanato indígena e realizar uma vivência com grafismos em pintura corporal.

O “Encontro Etnociência e Pesquisa Agropecuária – Diálogo de Saberes” acontece de 04 a 06 de dezembro no auditório do Edifício Sede da Embrapa (Parque Estação Biológica – PqEB, final Av. W3 Norte), das 8h30 às 16h00.

Serão abertas 30 vagas para os painéis. As inscrições devem ser feitas com Bethânia pelo telefone (61) 3448 4661. Confira a programação no site: www.asjor.com.br/embrapa. Mais informações: (61) 3034 4994.
Fernanda Diniz

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.