Panorama
 
 
 

FORMATURA DO PROGRAMA CONTOU COM PRESENÇA DA PRIMEIRA-DAMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

23/11/2006 - O Jardim Botânico de São Paulo, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP, realizou ontem (22/11) a formatura da 5a. turma do Programa Jardim Escola, composta por 29 alunos, entre eles 12 mulheres e 17 homens, de 22 a 67 anos. A cerimônia foi realizada no “Salão dos Pratos” do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Renéa de Castilho Lembo, que é também presidente do FUSSESP e fez a entrega dos certificados. Os formandos também ganharam da Escola Morumbi um porta-retrato.

Também estava presente na cerimônia o diretor da divisão do Jardim Botânico, Dácio Roberto Matheus, que estava representando o diretor do Instituto de Botânica - IBt, Luiz Mauro Barbosa. Segundo Dácio, são os mais de 23 pesquisadores do Instituto de Botânica que garantem o conteúdo, a qualidade e a continuidade do projeto. "O Jardim Escola não dá o peixe, mas ensina a pescar.

Capacitar as pessoas para trabalhar, de forma cidadã e consciente, a terra e o meio ambiente é a missão deste projeto", declarou Dácio.

A oradora da turma, Sandra Barbosa de Souza, definiu a profissão de jardineiro como “um dom” e afirmou que o aprendizado foi uma descoberta que despertou a preocupação com a instabilidade dos ecossistemas. "O Jardim Escola é um lugar de amor, um lugar de amar", declarou Sandra.

Para a professora Maria de Lourdes das Flores Giseke, paraninfa do grupo, que está desde maio de 2005 no projeto, a sensação de ser escolhida pela turma é indescritível. "Me comprometo com o Jardim Escola de corpo e alma, e receber essa nomeação é gratificante", afirmou emocionada. Em seu discurso, Maria de Lourdes disse ainda que o projeto “é uma porta aberta para novas oportunidades que geram emprego e renda”.

O formando Nelson Costa Lima, que trabalha com música, afirmou que o aprendizado obtido no Jardim Escola, com “a harmonia das plantas”, fez com que ele visse a vida de um ângulo diferente: "Estudar a jardinagem é como estudar a partitura das plantas".

O Curso de capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem, que faz parte do “Jardim Escola”, tem duração de um mês e consegue atender 30 alunos por turma. O programa, que atende pessoas em dificuldades financeiras e desempregadas, para capacitá-las para o mercado de trabalho, existe há cerca de dois anos e meio, e já formou 62 alunos.
Texto: Valéria Duarte
Foto: José Jorge

     

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.