Panorama
 
 
 

IBAMA: OFICINAS, SEMINÁRIOS, ENCONTROS E CURSOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Prevfogo reúne instrutores do curso de formação de brigadistas em Brasília

Brasília (20/11/2006) - O chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo), Elmo Monteiro, abriu hoje, em Brasília, uma oficina que reúne, pela primeira vez, todos os instrutores do centro. O objetivo do encontro que segue até sexta-feira é um padrão que oriente os cursos de formação de brigadas em todo país. “Este é um passo importante rumo à qualificação dos nossos instrutores. Durante toda esta semana, eles receberão suporte didático e pedagógico para poder repassar o que aprenderam aqui para os brigadistas nos estados”, explicou o chefe do Prevfogo.

Na solenidade de abertura, a representante da Diretoria de Ecossitemas do Ibama, Suely Galvão disse que só presença de brigadistas já é uma forma de proteger as unidades de conservação. “Isso já inibe os ilícitos ambientais”, afirma. A solenidade de abertura da I Oficina com os Instrutores do Prevfogo também contou com a presença da representante da Coordenação Geral de Recursos Humanos, Tânia Diehl, e do representante da Diretoria de Proteção Ambiental, Kleber Ramos.

O primeiro palestrante da oficina foi o coordenador de Educação Ambiental do Prevfogo, Genebaldo Freire Dias. Ele destacou a importância do combate ao incêndio florestal para o equilíbrio do meio ambiente e papel do Ibama. “Nós trabalhamos numa grande instituição conhecida e respeitada no mundo inteiro. Não podemos aceitar a idéia de que só há coisas erradas neste país. O Brasil é uma potência ambiental”.

Os organizadores da oficina esperam discutir a produção de um manual do curso de brigadistas. O coordenador estadual do Prevfogo no Piauí, Francisco Celso de Medeiro, é o instrutor mais antigo da turma e considerou a idéia do manual ótima. “Este encontro já é muito útil porque podemos trocar experiências, mas será melhor ainda, pois vamos voltar para os estados com um manual. É uma ferramenta a mais.”, explicou Francisco Celso de Medeiro, que entrou no Ibama em 1992 e, além de coordenador, é também instrutor do curso de formação de brigadistas desde 1999.
Gustavo Rick

Reunião discute acesso ao Patrimônio Genético e Repartição de Benefícios UCs

Porto Alegre (22/11/06) - O Ministério do Meio Ambiente e a Superintendência do Ibama/RS realizam na próxima segunda-feira (27), em Porto Alegre, reunião técnica sobre Acesso ao Patrimônio Genético e Repartição de Benefícios em Unidades de Conservação de domínio público. O evento, que terá a participação do diretor de Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Vélez, inicia às 14h no auditório do Ibama/ RS, na rua Miguel Teixeira, 126, bairro Cidade Baixa.

Conforme Eduardo Vélez, o encontro tem por objetivo informar sobre o funcionamento do sistema federal de Acesso e Repartição de Benefícios, bem como compartilhar experiências referentes à negociação de Contratos de Repartição de Benefícios em Unidades de Conservação de domínio público e à classificação de atividades científicas de acordo com o potencial de uso econômico.

Desde a edição da Medida Provisória 2.186-16/01, as atividades de acesso ao patrimônio genético para fins de pesquisa científica, bioprospecção e desenvolvimento tecnológico dependem de autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético-CGEN

Além disso, as atividades enquadradas como bioprospecção e desenvolvimento tecnológico, têm como requisito para a autorização de acesso, a elaboração de um Contrato de Utilização do Patrimônio Genético e Repartição de Benefícios. Devem participar do encontro técnicos ligados às Unidades de Conservação municipais, estaduais e federais.
Maria Helena Firmbach Annes

Cobertura vegetal no cerrado é o tema do 12º SABC

Goiânia (22/11/06) - O 12º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado-SABC acontece este ano sob o tema “Cobertura Vegetal no Cerrado”. O evento será no Auditório da Faculdade de Educação da UFG e Área I da Universidade Católica de Goiás nos dias 23 e 24 de novembro próximos. O público composto por instituições comprometidas com as questões sócio-ambientais e população em geral, debaterá e incentivará ações para o desenvolvimento sustentável no Cerrado, sob o prisma da eqüidade sócio-ambiental, meio ambiente equilibrado e sustentabilidade econômica.

Nesta 12ª edição, sob a coordenação do superintendente do Ibama em Goiás, Ary Soares dos Santos, serão seguidas as diretrizes da Carta do Cerrado, aprovada em 1995 por entidades governamentais e não-governamentais, a fim de que o Bioma Cerrado, o segundo maior do País, venha a ser preservado e recuperado para usufruto desta e das próximas gerações. Serão debatidos os impactos sócio-ambientais negativos que afetam a conservação, restauração, recuperação, manejo sustentável, valorização e reconhecimento das populações tradicionais do Cerrado e apresentados subsídios à preservação da cobertura vegetal no cerrado, elemento fundamental em relação ao ambiente, para que ações sejam provocadas visando a participação do poder público, da sociedade civil e de organizações não-governamentais na tomada de decisões e na gestão participativa em prol da preservação e recuperação do Bioma.
Tânia Mara

Disam promove I Encontro Nacional de Lideranças Comunitárias em Resex e RDS

Brasília (23/11/2006) - O Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), vinculado à Diretoria de Desenvolvimento Socioambiental do Ibama promove, de 26 de novembro a 2 de dezembro, no Eron Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, Brasília-DF, o I Encontro Nacional de Lideranças Comunitárias em Reservas Extrativistas (Resexs) e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

No domingo (26), está prevista a chegada de 150 lideranças comunitárias das reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável de todo o Brasil, além de representantes de vários movimentos sociais. Na segunda-feira (27), pela manhã, ocorre a abertura do evento, com a apresentação dos participantes. A contextualização será feita pelo diretor de Desenvolvimento Socioambiental, Paulo Oliveira.

Na seqüência Jorg Zzimmermann, da Diretoria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, falará, em palestra, sobre a “A Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais”. O tema “O Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas (PNAP)” será apresentado por Iara Vasco, gerente de projetos da Diretoria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente. Na terça e na quarta-feira (dias 28 e 29), os participantes estarão divididos em grupos, nos quais trabalharão temas como Criação de Resex e RDS; Conselho Deliberativo; Plano de Manejo; Acesso e Repartição de Benefícios; Incra & Portaria no 13; Turismo em Resex e RDS e Conselho Consultivo do CNPT.

Os resultados dos trabalhos de grupo serão socializados em plenária, na quinta e sexta-feira (dias 30 e 01/12). No sábado (02), pela manhã, está programada uma visita à sede do Ibama, em Brasília e ao Parque Nacional de Brasília.

Feira de Oportunidades - Um dos mais importantes pontos focais do evento são as políticas públicas direcionadas para a inclusão social, digital e econômica das populações tradicionais existentes nas Resex e RDS. E na quarta-feira (29), ocorre a Feira de Oportunidades, com o objetivo de apresentar os trabalhos, divulgar informações e experiências dos projetos, além de divulgar os programas de governo, aportes técnicos e financeiros, que possam ser utilizados para potenciais parceiros em Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável.

Na feira será possível conhecer os diversos trabalhos governamentais e não governamentais, voltados para o desenvolvimento sustentável, saúde, educação, tecnologias, inclusão social, econômica e digital, alternativas de energia, ecoturismo, associativismo, parcerias, água, meio ambiente, fauna e pesca. As lideranças das Resex estarão mostrando seus trabalhos, atividades, culturas, festas, poesias, artes, folclores, artesanato, apresentando um pouco sobre a realidade dos povos dessas reservas. Com isso, serão abertos e ampliados novos horizontes para essas comunidades, que se sentirão mais incentivadas a participar desses e de outros projetos e programas.
Sandra Tavares

Encontro com apoio do Ibama reúne juventude para discutir meio ambiente em São Luís

São Luiz (23/11/06) - De hoje (23) até domingo (26) acontece o II Encontro Maranhense da Juventude pelo Meio Ambiente, na Sede Recreativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (FETAEMA), próximo à praia do Araçagy. A cerimônia de abertura começa às 17 horas (de Brasília) na quinta-feira. O evento conta com o apoio do Ibama e é organizado pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Maranhão, movimento criado em 2003 com o objetivo de levar a temática sócioambiental aos diversos grupos organizados de juventude existentes no estado. O tema desta segunda edição do encontro é Juventude Articulada: Vivenciando a Sustentabilidade Sócioambiental.

Segundo Vicente Pinheiro, um dos coordenadores do Coletivo Jovem, este encontro tem como meta justamente “atingir jovens na faixa etária de 16 a 29 anos de todo o estado para discutir políticas públicas com a juventude, no que se refere ao meio ambiente, além de promover a criação da Rede da Juventude Maranhense pelo Meio Ambiente”.

O I Encontro foi realizado em São Luís, em 2003, permitindo uma troca de experiências entre jovens e instituições que desenvolviam projetos na área ambiental, iniciando-se assim a realização de uma agenda de mobilização da juventude dos 17 municípios que estiveram representados.

A primeira palestra, de Fabio Deboni (MEC), discorrerá sobre o programa “Juventude e Meio Ambiente”. No dia seguinte, o analista ambiental do Ibama/MA Ricardo Otoni promoverá pela manhã uma dinâmica de integração com o tema “Educação Ambiental no Maranhão” falando sobre as atividades do NEA. Outra participação do Ibama/MA será com a palestra “Sociedades Sustentáveis no Maranhão”, a ser ministrada no sábado às 11h20min (de Brasília) por Maria do Carmo Pinto Viégas, chefe do Núcleo de Licenciamento Ambiental no estado. Michelle Milhomem estará representando o Ministério do Meio Ambiente com a palestra preliminar sobre Agenda 21.

A organização prevê a participação de 120 congressistas, entre oficineiros de grupos de jovens, servidores públicos representantes dos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA), além de quatro observadores nacionais dos estados do Piauí e Ceará, que têm a missão de articular as Redes de Juventude nos demais estados do nordeste.

Histórico

Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente foram formados por iniciativa do MEC e do MMA, durante o processo de construção da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2003.

Desde então, eles vêm desenvolvendo ações e projetos de educação ambiental, destacando-se a participação no Programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”. Os participantes dos Coletivos Jovens atuam de maneira voluntária, e atualmente organizam Encontros Estaduais de Juventude pelo Meio Ambiente, mobilizando um número cada vez maior de jovens.
Paulo Roberto

Ibama apresenta resultados de recursos pesqueiros em Seminário

Aracaju (23/11/06) – A Superintendência do Ibama no estado de Sergipe, realizará amanhã (24), no período de 8 ás 17h , no auditório da Delegacia Federal de Agricultura, à Rua João Ribeiro 428, Centro, em Aracaju, o “Seminário Regional sobre Gestão do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros do Baixo São Francisco”, um projeto do Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.

O objetivo do evento será a apresentação dos resultados preliminares obtidos no Seminário Nacional ocorrido em Brasília, no mês de julho passado, como também, integrar as ações dos órgãos participantes na área de recursos pesqueiros para subsidiar a elaboração do Plano de Ações Estratégicas (PAE), parte integrante do Programa de Revitalização do São Francisco.

O evento contará com a participação de 35 representantes dos órgãos parceiros dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco como; Ibama, Cepene, Codevasf, Chesf, Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (Seap), Colônias de Pescadores, Prefeituras dos 13 municípios envolvidos entre Canindé/SE até foz do rio São Francisco.
Marilene Silvestre

Oficina esclarece sobre controle do mexilhão-dourado em clubes náuticos

Porto Alegre (23/11/06) - A Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul promove amanhã (24/11) uma oficina de esclarecimento sobre o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei). O curso vai priorizar informações e procedimentos referentes às embarcações de clubes náuticos - as embarcações de pequeno porte são um dos principais agentes dispersores do molusco - e que possibilitem o controle da Espécie Exótica Invasora (EEI).

Além de analistas ambientais do Ibama, o curso terá a presença de representantes da Capitania dos Portos e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) A atividade é mais uma etapa na luta contra a proliferação do mexilhão-dourado nos rios e lagos do estado, desenvolvida em parceria pelo governo federal, estado e municípios.

Coordenada pelo analista ambiental do Núcleo de Fauna, Fábio Faraco e pela consultora, Daniela Gelain a oficina será realizada das 8h30min às 12h, no auditório do Ibama/RS, na rua Miguel Teixeira, 126.
Maria Helena Firmbach Annes.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.