Panorama
 
 
 

MAIS UMA OPERAÇÃO COÍBE CRIME AMBIENTAL EM TERRA INDÍGENA NO MT

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Cuiabá (23/11/2006) – O Ibama-MT e a Polícia Federal deflagraram hoje a Operação Kayabi II, com a prisão de 33 empresários e funcionários públicos envolvidos na extração ilegal de madeira na Terra Indígena Kayabi, situada entre Mato Grosso e Pará. Entre os presos, está o ex-superintendente do Ibama no Mato Grosso Jacob Ronald Kuffner.

Os danos ambientais ocorridos na Terra Indígena, localizada entre o município paraense de Jacareacanga e os municípios matogrossenses de Alta Floresta, Paranaíta e Apiacás, foram levantados pela equipe do Ibama, Funai e Polícia Federal a partir de denúncias recebidas por estes órgãos e pelo Ministério Público Federal.

A análise de imagens de satélite permitiu estabelecer a cronologia da alteração de áreas no interior da T.I., demonstrando uma evolução de 21.563 hectares desmatados e transformados em pastagens, principalmente a partir da criação da terra indígena. Estima-se que cerca de 1,5 milhão metros cúbicos de madeira tenha sido subtraído ilegalmente, suficiente para encher 37.500 carretas. Esse volume de madeira entrou nas empresas madeireiras da região de Apiacás, Alta Floresta e Paranaíta/MT e teriam proporcionado a movimentação de mais de R$ 150 milhões.

Segundo a fiscalização, este volume provavelmente deve ter abastecido um número muito maior de empresas, o que deve ser levantado no decorrer das investigações.

A operação de hoje é um desdobramento da Kayabi I, realizada em março último. Na primeira etapa, o Ibama aplicou multas no valor de R$ 34 milhões, apreendeu maquinário e embargou atividades por falta das devidas licenças e autorizações do órgãos ambientais competentes.

Na Operação Kayabi II, estão sendo cumpridos 105 mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados a invasão de terras públicas, ameaças a indígenas e extração e comercialização de madeira ilegal. Pelo menos nove madeireiras foram identificadas como receptadoras das madeiras, embora provavelmente o número seja maior e possam estar sendo identificadas com o decorrer da ação.

A Polícia Federal cumpre mandados de prisão em Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe, enquanto equipes do Ibama realizam levantamento nos pátios das madeireiras.

O centro da operação é o Escritório Regional de Alta Floresta, onde a Polícia Federal montou sua estrutura de trabalho e para onde estão sendo conduzidas as pessoas presas. Coordena a equipe do Ibama o analista ambiental Leslie Nelson Jardim Tavares, Chefe da Fiscalização da Superintendência do Ibama no Mato Grosso. A operação Kayabi II integra as ações do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento Ilegal na Amazônia.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.