Panorama
 
 
 

MARINA SILVA EMPOSSA CONSELHEIROS DO FNMA E RECEBE PRESIDENTE DO CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Ministra recebe presidente do Conselho Mundial da Água

23/11/2006 - Regina Rabelo - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu nesta quinta-feira (23) a visita do presidente do Conselho Mundial da Água (WWC), Loïc Fauchon, que participa, em Brasília, da conferência Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Âmbito Internacional, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA). O Conselho Mundial da Água, instituído em 1996, reúne 300 entidades de 50 países para promover o debate sobre o tema água no mundo.

Entre as principais ações do Conselho está a organização do Fórum Mundial da Água (o último foi em março deste ano no México). O fórum busca criar consenso para solucionar problemas relacionados à água e saneamento e contribuir para a formulação de políticas públicas em questões relativas a gestão integrada e uso racional dos recursos hídricos.

A ANA é membro do conselho de administração do WWC e está representada na entidade também pelo diretor Benedito Braga, atual vice-presidente do Conselho. Durante a conferência em Brasília, Fauchon debateu temas como os conflitos mundiais decorrentes da escassez de água e suas repercussões para o Brasil e o acesso a água como direito individual, a exemplo do direito a saúde e a educação. Ele é considerado uma das maiores autoridades mundiais na questão da água. É membro do Conselho de Administração do WWC desde 2000. Em 2005 foi eleito presidente da instituição e está exercendo seu segundo mandato.

Marina Silva empossa novos conselheiros do FNMA

23/11/2006 - Aida Feitosa - Ao empossar nesta quinta-feira (23) os novos conselheiros do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a consolidação do Fundo para promover o desenvolvimento brasileiro em bases sustentáveis. "O Fundo tem organizado um sistema em que as prefeituras e os estados dialogam com o governo federal não só como quem demanda, mas como quem também está sendo proativo na base", disse Marina Silva.

O Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Meio Ambiente recebeu mais cinco conselheiros, totalizando 17 representantes de instituições da sociedade civil e de diferentes áreas do governo. Segundo a ministra, a participação paritária de diferentes setores permite uma horizontalização das ações socioambientais no País, principalmente após a criação da Rede Brasileira de Fundos Socioambientais, o que fortaleceu os fundos municipais e estaduais e o Sistema Nacional de Meio Ambiente.

Marina Silva lembrou ainda que a queda em 52% das taxas de desmatamento no últimos três anos e meio representou um redução na emissão de 128 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. O que, segundo a ministra, é uma demonstração concreta de que o país pode e deve fazer a sua ação de desenvolvimento em bases sustentáveis pelo bem de seus ativos ambientais e pelo bem do equilíbrio planeta. "Nós queremos o desenvolvimento do país com geração de empregos, mas que isso não signifique prejuízo da proteção e dos avanços no uso sustentável dos seus recursos naturais", ponderou.

Os conselheiros discutirão até esta sexta-feira (24) os projetos de demanda espontânea, os planos de recuperação e gestão para espécies de peixes e invertebrados aquáticos, as notas técnicas sobre os editais sobre a bacia do rio São Francisco e sobre planos de desenvolvimento territorial, além de assuntos de ordem geral que tratam da estrutura do FNMA.
Foto: MMA

     

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.