Panorama
 
 
 

MMA: MOSTRA DE CINEMA E PRÊMIO CHICO MENDES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

MMA divulga vencedores do Prêmio Chico Mendes

24/11/2006 - Os vencedores da 5ª edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente serão anunciados pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no dia 29 de novembro, durante abertura da 84ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), no Ibama, em Brasília. A comissão julgadora dos trabalhos encerrou suas atividades na última quinta-feira (23).

Mais de 80 trabalhos, de diversos estados brasileiros, concorreram ao prêmio nas categorias liderança individual, associação comunitária, organização não-governamental, negócios sustentáveis, ciência e tecnologia e arte e cultura. Este número é superior ao do ano passado, que foi de 73 inscritos. O Acre foi o estado que teve maior participação, com 21 trabalhos inscritos, seguido do Amazonas, com 12; Pará, com 10 e Mato Grosso com nove. Em 2003 foram inscritas 49 propostas e 48 trabalhos em 2004.

As inscrições dos demais estados (AP, MA, PI, RO, TO, BA, CE, MG, PR, RJ e SP) e Distrito Federal oscilaram entre sete e uma propostas enviadas. A categoria mais procurada foi liderança individual, com 26 trabalhos inscritos, seguida de arte e cultura, com 19; organização não-governamental com 14 e nas demais categorias os números oscilam entre 10 e duas inscrições.
Desde sua primeira edição, em 2002, o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente desperta o interesse crescente de pessoas, instituições e organizações da sociedade civil. Isto mostra que o objetivo para o qual o prêmio foi instituído pela Secretaria de Coordenação da Amazônia - valorização de trabalhos relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental da região - vem sendo efetivamente alcançado.

Documentário sobre áreas protegidas concorre em mostra de cinema

22/11/2006 - O vídeo-documentário Áreas Protegidas - Uma Nova História da Conservação no Brasil, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, concorre na mostra competitiva do II Festival Latino-Americano de Vídeo Ambiental da Chapada Diamantina, que começa nesta quinta-feira (23), na cidade de Iraquara (BA).

Com o objetivo de anunciar a nova política que se inicia com a implementação do Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas (PNAP), o vídeo mostra dez experiências de vida diretamente relacionadas com as áreas protegidas e os recursos naturais que comprovam as várias maneiras que a sociodiversidade tem de contribuir para a conservação da biodiversidade e a diminuição da pobreza nos biomas brasileiros.

Em quase oito horas de audiovisual, a mostra competitiva vai exibir os 23 vídeos pré-selecionados entre os 47 vindos de todo o Brasil. O vídeo-documentário foi inscrito pela Pindorama Filmes, do Rio de Janeiro, com o nome comercial "Brasil - Mais Natureza, Menos Pobreza".

PNAP

O Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas é o instrumento norteador de planejamento e gestão, dinâmico e flexível, que define princípios, diretrizes, objetivos e estratégias para o estabelecimento, até 2015, de um sistema abrangente de áreas protegidas, ecologicamente representativo e efetivamente manejado, integrado a paisagens terrestres e marinhas, bem como para promoção de acesso e repartição justa e eqüitativa dos custos e benefícios advindos da conservação da natureza.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.