Panorama
 
 
 

POVOS INDÍGENAS DO CERRADO APELAM NA CÂMARA FEDERAL PELA PROTEÇÃO DE SUAS TERRAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

23/11/2006 - Em ato simbólico após corrida de toras, realizada na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira em Brasília, representantes dos povos indígenas do Cerrado cobraram do Presidente da República explicações sobre posicionamento de que os índios são entraves ao desenvolvimento. As lideranças também denunciaram os graves problemas ambientais causados pelo avanço das fazendas de soja, pela construção de hidrelétricas e pela implantação mal planejada de estradas próximas a seus territórios.

Eram duas toras de madeira - de mais de cem quilos cada – para serem carregadas por 1,5 quilômetros sob o sol do Cerrado, até a rampa do Congresso Nacional. Mas as duas equipes indígenas que disputaram a segunda corrida de toras na Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira em Brasília, tiraram de letra o desafio e conseguiram completar o percurso em pouco mais de quinze minutos. A equipe formada pelos índios Timbira (eram seis representantes dos povos Krahô, Kanela, Apinajé, Gavião) mais uma vez ganhou da equipe formada pelos Xavante, que deixaram a pesada tora de buriti cair duas vezes durante o percurso.

A corrida de toras, que é uma modalidade esportiva tradicionalmente praticada por vários povos indígenas do Centro-Oeste e Norte do País, foi o ato simbólico que inaugurou a Mobilização dos Povos Indígenas em Defesa do Cerrado, programada para os dias 23 a 26 de novembro na capital federal. Saiba mais.

A mobilização é parte do V Encontro e Feira dos Povos do Cerrado e tem como objetivo reunir as principais lideranças indígenas da região para discutir estratégias de como enfrentar as mais graves ameaças à integridade de suas terras e dos recursos naturais de que dependem para sobreviver. O rápido desmatamento causado pelas fazendas de soja, as alterações nos rios que cortam suas terras provocadas por hidrelétricas e os impactos indiretos causados pela construção de estradas estão entre as principais ameaças. Saiba mais.

Ao final da corrida, as duas equipes foram recebidas pelo deputado Eduardo Valverde (PT/RO), que é presidente da Frente Parlamentar pelos Povos Indígenas e representava o presidente da Câmara Federal, Aldo Rebelo, em viagem. Em entrevista coletiva, o deputado frisou a necessidade de se discutir seriamente, já no início da próxima legislatura, a reforma do Estatuto do Índio (Lei Federal 6001/73), avaliando e fazendo avançar o projeto de lei que se encontra parado na Câmara dos Deputados há mais de doze anos. Na semana que vem será realizada uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da casa para discutir a harmonização dos projetos hoje em tramitação e a criação de uma comissão mista para apreciar todas as propostas envolvendo direitos indígenas.

Hiparidi Xavante, uma das lideranças indígenas presentes, ressaltou a necessidade de que a nova legislação estabeleça regras de proteção às terras indígenas, para que seja possível controlar as atividades externas que causam impacto direto sobre a fauna, flora e recursos naturais que os indígenas necessitam para sobreviver física e culturalmente. Também cobrou publicamente explicações do Presidente Lula, que teria dito, no início da semana, que os povos indígenas são um entrave ao desenvolvimento do País. O deputado Valverde reafirmou que esse não é o posicionamento histórico de seu partido e que, embora não tivesse conhecimento do pronunciamento do presidente, não concordava com a idéia.

Os participantes da mobilização indígena se encontrarão com autoridades do governo federal nos próximos dias para entregar reivindicações, principalmente garantias de que seus territórios e recursos naturais sejam respeitados.
ISA, Raul Silva Telles do Valle.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.