Panorama
 
 
 
SECRETÁRIO GOLDEMBERG PARTICIPOU DO DEBATE SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

23/11/2006 - O Secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, participou ontem (21/11) do Ecos do Planeta, um evento que aborda arte, educação e meio ambiente, que está acontecendo no Espaço Unibanco, em São Paulo. O secretário falou sobre as mudanças climáticas, no painel que teve como tema O que o Brasil poderia fazer diante das evidências do aquecimento global, dentro do ciclo Sustentabilidade em Debate. O Ecos do Planeta teve início no último dia 17 e termina neste dia 23.

Participaram também da mesa que discutiu o tema de mudanças climáticas Mauro Peret Antunes, da Pró-Cultura - empresa organizadora do evento - , Fábio Feldmann, curador da “Semana de Sustentabilidade” e o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge.

O professor Goldemberg relembrou o início da conscientização mundial sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio. Citou, entre outros, a influência dos efeitos maléficos provocados pela queima de carvão e pela utilização dos clorofluorcarbonos. Segundo o professor, estudos indicam que a temperatura da Terra subirá aproximadamente 2 ou 3 graus celsius em 30 ou 40 anos, ou seja um período demasiadamente curto se comparado com as alterações do período glacial.

Goldemberg também afirmou que o Brasil é o 5º maior emissor de dióxido de carbono, com 4%, logo após a Rússia, com 5%, Índia, com 6%, China, com 17%, e os Estados Unidos, com 25%. A péssima posição do Brasil nesse ranking é devido à destruição da Floresta Amazônica, não à nossa matriz energética, que é limpa, com mais de 40% de energia renovável”, explicou.

Quanto à resposta para a questão “Diante das evidências do aquecimento global, o que o Brasil deveria fazer?”, afirmou que o Brasil deve tomar a dianteira nas discussões sobre o aquecimento global, para servir de exemplo para os países em desenvolvimento, já que o problema atinge o mundo todo e que as ações dos últimos governos “vêm sendo pífias nesse sentido.
Texto: Silvia Regina Borges Franco
Foto: Pedro Calado

     

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.