Panorama
 
 
 

SEMA-RS PROMOVE CURSOS E CONGRESSOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2006

Secretaria do Meio Ambiente promove curso sobre água para jornalistas

20/11/2006 - Definida pela Unesco como o problema ambiental mais grave do século, a crescente escassez da água é também uma grave situação social e econômica. O volume dos mananciais hídricos vêm diminuindo em função do mau uso e da poluição.

A mídia tem um papel fundamental no sentido de sensibilizar a sociedade e informar a população sobre a necessidade de recuperar e proteger os recursos naturais. Neste sentido, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promove o minicurso “Água e Mídia - Conhecer para Informar” no dia 23 de novembro, entre 8h30min e 12h30min, no Auditório da Corsan (R. Caldas Júnior, 120 – 18º andar), em Porto Alegre. Dirigido a jornalistas, o curso busca os profissionais da mídia para a abordagem de temas referentes à água e ao Plano Estadual de Recursos Hídricos que está sendo elaborado pela Sema, conforme prevê a Lei Gaúcha das Águas (Lei 10.350/94).

O secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, fará a abertura do minicurso. O secretário executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, engenheiro civil e sanitarista Paulo Renato Paim, abordará o questionamento “A água vai acabar?”. O engenheiro civil e de recursos hídricos, Sidnei Agra, consultor da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos vai falar sobre como o RS cuida de suas águas. O papel da mídia na divulgação sobre meio ambiente será o tema com o jornalista Juarez Tosi, membro do Núcleo de Ecojornalistas do RS, repórter e editor da Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais.

Sema realiza Congresso de Agentes Prevencionistas

25/11/2006 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio da Assessoria de Educação Ambiental, realiza o I Congresso Estadual de Agentes Prevencionistas. A atividade acontece hoje (sábado) e domingo ( amanhã), no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O objetivo do evento é mostrar os resultados das experiências do Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), que é uma parceria público-privada envolvendo as Secretarias Estaduais de Educação e do Meio Ambiente, Fepam, Escola Aberta para a Cidadania, Associação de Círculos de Pais e Mestres Federação e as empresas Borrachas Vipal, Aracruz Celulose e Grupo Gerdau.

O Agente Prevencionista é aquele que envolve atividades de prevenção, relacionadas a riscos diversos, dentre elas, as que envolvam o Ambiente natural, social e cultura.

Serão apresentados 27 dos 75 projetos desenvolvidos nesse um ano e meio de PEAC, além de serem discutidas estratégias para 2007. Neste período, já foram realizadas diversas reuniões regionais, onde cerca de 106 municípios,165 escolas, cinco mil professores e 100 mil alunos já participaram e se envolveram no processo.

Conforme o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, esta rede de agentes prevencionistas vai se transformar em um sistema de informação e prevenção. Dilda lembrou que não poderíamos imaginar que o mundo em 2006, estaria sofrendo com os reflexos da depredação do meio ambiente, devidos as ações causadas pelos humanos.

O Secretário destacou, que através de eventos como esse, temos a oportunidade de conscientizarmos mais a sociedade sobre os problemas ambientais e através disso, multiplicarmos seguidores da nossa sobrevivência. “É importante a adesão de segmentos da sociedade que entenderam que os processos de mudanças acontecem quando mudamos a cultura das sociedades”, concluiu o Claudio Dilda.

Consema aprova padrões de emissão de efluentes em águas superficiais (24/11/2006)
A aprovação de duas resoluções que fixam padrões de emissão e toxicidade de efluentes líquidos lançados em águas superficiais no Rio Grande do Sul marcou a 91ª reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) realizada nesta sexta-feira (24) no prédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema)

As Câmaras Técnicas do Consema que elaboraram as resoluções consideraram a necessidade de reavaliação da Norma Técnica de 1989 que dispõe sobre critérios e padrões de efluentes líquidos a serem observados pelas fontes poluidoras, diante da identificação de novas substâncias tóxicas que conferem periculosidade à saúde pública e ao meio ambiente. Além disso, a intenção é promover a redução progressiva da carga poluidora lançada nos recursos hídricos.
“As novas resoluções demonstram que estamos efetivamente preocupados com a proteção ambiental neste Estado”, afirmou o presidente do Consema, Valtemir Bruno Goldmeier. O secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, presente à reunião, lembrou que a fixação destes padrões vem sendo discutida há cinco anos. “O RS precisa deste instrumento. As resoluções servirão de marco no que diz respeito à gestão das águas pela qualidade”, declarou Dilda.

Com relação aos critérios para os municípios exercerem o licenciamento ambiental, o plenário acatou o parecer da Sema que propõe revisão da Resolução, derrubando outro parecer que apontava para inconstitucionalidades. A Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos vai redigir a minuta para votação na reunião de dezembro.

Na reunião, mais quatro municípios receberam a chancela do Consema para o licenciamento ambiental das atividades de impacto local: Erechim, Lagoa Vermelha, São João da Urtiga e Camargo. Agora, são 148 municípios do RS dividindo com a Fepam a responsabilidade do licenciamento ambiental. Em momento solene, 15 prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais receberam o certificado das habilitações homologadas pelo Consema no último semestre, incluindo os municípios aprovados na reunião. Os certificados foram entregues pelo presidente do Consema, Valtemir Goldmeier, e pelo secretário Claudio Dilda.

Consema realiza a reunião de novembro

24/11/2006 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) realiza a sua 91ª reunião ordinária nesta sexta-feira (24), a partir das 14 horas, no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), à rua Carlos Chagas, 55, 11º andar.

O plenário do Consema - formado por 29 representantes de órgãos do governo, instituições não-governamentais, universidades e entidades de classe, votará os processos dos municípios de Erechim, Lagoa Vermelha, Camargo e São João da Urtiga para o licenciamento ambiental de atividades de impacto local.

Outros itens relevantes da pauta são a avaliação de relatórios sobre a proposta de alteração da Resolução Consema 004/2000 que dispõe sobre os critérios para o exercício da competência do licenciamento ambiental municipal e a discussão das minutas de resoluções referentes à norma técnica que estabelece padrões de emissões.

O Consema é presidido pelo representante da Famurs, Valtemir Bruno Goldmeier.
Consema realiza a reunião de novembro nesta sexta-feira.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) realiza a sua 91ª reunião ordinária nesta sexta-feira (24), a partir das 14 horas, no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), à rua Carlos Chagas, 55, 11º andar.

O plenário do Consema - formado por 29 representantes de órgãos do governo, instituições não-governamentais, universidades e entidades de classe, votará os processos dos municípios de Erechim, Lagoa Vermelha, Camargo e São João da Urtiga para o licenciamento ambiental de atividades de impacto local.

Outros itens relevantes da pauta são a avaliação de relatórios sobre a proposta de alteração da Resolução Consema 004/2000 que dispõe sobre os critérios para o exercício da competência do licenciamento ambiental municipal e a discussão das minutas de resoluções referentes à norma técnica que estabelece padrões de emissões.

Sema realiza Congresso de Agentes Prevencionistas

22/11/2006 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio da Assessoria de Educação Ambiental, realiza o I Congresso Estadual de Agentes Prevencionistas. A atividade ocorre nos dias 25 e 26 de novembro no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O objetivo do evento é mostrar os resultados das experiências do Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), que é uma parceria público-privada envolvendo as Secretarias Estaduais de Educação e do Meio Ambiente, Fepam, Escola Aberta para a Cidadania, Associação de Círculos de Pais e Mestres Federação e as empresas Borrachas Vipal, Aracruz Celulose e Grupo Gerdau.

O secretário Claudio Dilda participará da abertura do congresso no sábado às 8h30min. Conforme a coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Lilian Zenker, o PEAC conta, atualmente, com 80 projetos em execução nas escolas. A primeira ação do colégio participante é fazer um diagnóstico socioambiental da região e escolher sua prioridade de atuação, sempre ligada ao meio ambiente. Depois, são indicados dois voluntários, um da escola e outro da comunidade, que participam da capacitação dos agentes prevencionistas e passam a ser os responsavéis pelo projeto na escola. Cada unidade pode procurar parcerias para o projeto nos municípios e na comunidade.

Para o evento foram selecionados 30 projetos que serão apresentados para o público. Ainda dentro da programação ocorrerão painéis que tratarão de assuntos técnicos como água e biodiversidade.

Secretário Dilda participa do IV Fórum Internacional de PmaisL

21/11/2006 - O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, o Presidente da Fiergs, Paulo Tigre, o Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, além de outras autoridades, participaram da abertura do 4° Fórum Internacional de Produção Mais Limpa, no auditório do Senai (Av. Assis Brasil, 8450), em Porto Alegre. O evento tem como objetivo orientar as empresas do estado para obtenção do licenciamento ambiental.

Na abertura do Fórum, o Secretário Claudio Dilda destacou que através de encontros como esse, estamos oficializando as políticas públicas e viabilizando muitas teorias com o objetivo de manter o planeta vivo.

Conforme Dilda, os grandes problemas ambientais que o planeta tem são o somatório de muitos fatores. A solução passa pela potencialização de resultados e esse evento é o reflexo do que podemos fazer para a nossa preservação. “Graças as 110 instituições que estão engajadas e juntas elaboraram o decreto 44.723, que trata da criação do Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa, o estado está inaugurando um novo modelo de operar no âmbito social, econômico e ambiental, o que sem dúvida é benéfico para qualquer sociedade”, destaca o Secretário.

Durante o Fórum o coordenador do Conselho de Meio Ambiente da Fiergs, Torvaldo Marzolla Filho e o presidente da Fepam, Antenor Ferrari, assinaram um protocolo de intenções para a criação do Balcão de Ambiental. O evento continua amanhã (quarta-feira), a partir das 8h30, com um painel sobre a Experiência Argentina em PmaisL.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.