Panorama
 
 
 

ETANOL E BIODIESEL DOMINAM DEBATES SOBRE BIOCOMBUSTÍVEL ENTRE FRANCESES E BRASILEIROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Política Energética - 27/11/2006 - Durante três dias, empresários, gestores públicos e pesquisadores vão debater o momento atual e as perspectivas para os biocombustíveis. Com uma série de debates e palestras, a Feira Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis (Enerbio) é uma ótima oportunidade para se conhecer as alternativas energéticas que devem revolucionar a sociedade no século XXI.

Com a escassez do petróleo e seu alto preço, o movimento em volta dos combustíveis renováveis fica cada dia mais amplo e estruturado. Neste setor, o Brasil desponta como uma das principais potências, pois concilia área de produção, tecnologia agregada e capacidade de expansão.

Para levantar os pontos estratégicos e promover o intercâmbio de informações, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Embaixada da França estão promovendo, em parelelo à feira, o Encontro Franco-Brasileiro de Biocombustíveis.

Na abertura do evento, que acontece em um hotel de Brasília, representantes das duas nações enfatizaram o crescimento do interesse na área e os investimentos necessários para a mudança da matriz energética.

O embaixador da França no Brasil, Antonie Pouilleute, sintetizou bem o espírito do encontro e disse que “está se caminhando em busca do tempo perdido” e que os dois países procuram fazer um programa que incentive os interesses sociais e econômicos, e que seja integrada com a preservação do meio ambiente.

Depois da solenidade aconteceu a primeira palestra do encontro. Foi apresentada a situação atual nos dois países e os cenários para os próximos anos. Do lado brasileiro, Ricardo Gomide, chefe do setor de combustíveis renováveis do Ministério de Minas e Energia, mostrou a evolução do nosso País e elencou algumas questões de risco para um segundo estágio de crescimento, como a necessidade de estoque, a harmonia com o mercado alimentício e o aumento da produção por hectare.

Do lado francês, Georges Vermeersch, diretor de uma entidade de apoio à produção de biocombustíveis, falou sobre a ampliação das bases e as mudanças ocorridas na legislação para o apoio do setor. Nas duas apresentações, o etanol e o biodiesel foram o centro das atenções, mostrando que o Encontro deve apresentar no seu desfecho boas contribuições para as duas alternativas.

A programação continua nesta terça-feira (28) com a apresentação do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, que vai falar sobre as estratégias industriais do setor. Ele será acompanhado de Bernard Mary, representante do pólo de competitividade do IAR, instituto francês de pesquisas agripecuárias.

Informações e a programação completa no site www.anpei.gov.br
Carlos Freitas - Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.