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EXERCÍCIO TEVE QUEDA DE AVIÃO, EXPLOSÕES E INCÊNDIOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2006

27/11/2006 - A queda de um avião de porte médio, transportando 20 passageiros e cinco tripulantes, em um bairro da Capital, provocou incêndio, explosões e deixou mais de 125 feridos, além de um número ainda não estimado de vítimas fatais. Na descida, o avião colidiu com um posto de combustível, o que tornou mais grave o acidente, pois contribuiu para atingir também uma oficina mecânica, que armazenava diversos produtos inflamáveis e explosivos, entre os quais cilindros de gás acetileno, utilizado em funilaria.

A operação de salvamento foi rápida e envolveu o Corpo de Bombeiros, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, a Defesa Civil do Estado e do Município, Polícia Técnica, Instituto de Criminalística e os serviços de saúde. Foram mobilizados diversos hospitais para socorrer às vítimas, atendidas no local ou removidas por ambulâncias e helicópteros para serviços públicos, como a Santa Casa e o Hospital das Clínicas, mas também para instituições particulares, como o Albert Einstein, Sírio Libanês, Samaritano e Oswaldo Cruz, devido à gravidade e extensão do acidente.

Tudo lembrava o cenário de uma grande tragédia, não fosse o acontecimento uma simulação, organizada pelo Corpo de Bombeiros, visando treinar todos os envolvidos para uma situação real dessa natureza. Com a organização do evento iniciada ainda no ano passado, o exercício de atendimento emergencial à queda de uma aeronave em pleno espaço urbano, realizado neste domingo (26/11), em um terreno cedido pela Telefônica, junto ao Clube da Telesp, na Barra Funda, é apenas uma coincidência com o recente acontecimento, que resultou no maior acidente aéreo da história brasileira. Treinamentos de grande porte têm sido simulados pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que em anos anteriores já promoveu ações semelhantes em São Paulo, em um grande hipermercado e no Rodoanel.

A operação deste domingo envolveu centenas de pessoas, entre policiais, técnicos operacionais de serviços de trânsito, abastecimento de água e elétrico, assim como profissionais da área de segurança pública e do serviço de saúde. No caso da CETESB, participaram 11 técnicos, do Setor de Operações de Emergência e da Agência de Pinheiros, área na qual teria ocorrido o "acidente". Para a agência ambiental paulista, a ação emergencial envolvia a preocupação com os cilindros do gás acetileno, altamente inflamável e explosivo, assim como o monitoramento dos tanques subterrâneos de combustível do posto atingido pela aeronave, que, se também afetados, poderiam ampliar a tragédia ainda mais.

Quem esteve no local ou passou pelas proximidades certamente se surpreendeu com o realismo das cenas, que contou com a colaboração da Escola de Samba Rosas de Ouro, usando sua experiência na confecção de carros alegóricos, para construir a réplica do avião, que, no caso, se chocou de verdade com a cidade cenográfica. Foi usado um imenso guindaste e o sistema de cordas tirolesas para simular o vôo e provocar o choque, sucedido de explosões e incêndios. Logo depois, começaram a ser removidas as primeiras vítimas, que exibiam ferimentos, que iam desde pequenos cortes, até fraturas e vísceras expostas. Tudo foi feito com muito cuidado, usando inclusive o serviço de maquiadores profissionais que trabalham para o cinema e televisão, sem contar os atores presentes entre as vítimas.

Foi tudo fictício, desta vez. Mas ações reais em acidentes aéreos reais já fazem parte da experiência dos técnicos do Setor de Emergências da CETESB. O primeiro deles foi quando um cargueiro da Transbrasil caiu próximo à Cumbica e deixou dezenas de casas destruídas, no final da década de 80. Lá, a CETESB foi chamada para monitorar o nível de explosividade, provocado pelo vazamento de gás de cozinha em diversas residências. Mais recentemente, a CETESB cuidou do monitoramento na galeria de águas pluvias na região da Avenida 23 de Maio, atingidas pelo combustível que vazou de um pequeno avião que caiu ao tentar aterrissar no aeroporto de Congonhas. Nesse caso real, a única vítima foi um pipoqueiro que passava no local e saiu do acidente apenas com escoriações leves, sem contar o prejuízo com a perda total do carrinho com o qual trabalhava.
Texto: Eli Silva Serenza
Foto: Pedro Calado

     

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

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