Panorama
 
 
 

MARCUS BARROS FALA SOBRE LICENCIAMENTO NO TCU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Brasília (29/11/2006) - O Presidente do Ibama Marcus Barros, esteve hoje, no Seminário Desenvolvimento de Infra-estrutura de Transportes no Brasil – Perspectivas e Desafios, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em palestra sobre a Questão Ambiental do desenvolvimento de infra-estrutura.

Marcus Barros fez um pequeno histórico desde sua chegada ao instituto há quatro anos, citando os avanços obtidos, como, por exemplo, a ampliação do número de licenciamentos com qualidade. “Se antes havia projetos que eram entregues em apenas uma folha de papel, hoje temos projetos de grande porte licenciados, mas que não foram feitas as obras”, informa. Para ele, outro grande avanço foi a separação do licenciamento por áreas de especificidade técnica: petróleo e gás, metais pesados e agrotóxicos, e obras de grande porte.

Para que a qualidade do licenciamento fosse melhorada, o presidente lembrou a ampliação do quadro funcional qualificado da entidade. “Havia no licenciamento somente 72 técnicos e, destes, apenas sete de carreira”, diz. Segundo ele, uma parte do licenciamento era realizada por técnicos da Agência Nacional de Petróleo (ANP). “Tem que haver distanciamento entre quem demanda e quem licencia”, enfatiza, lembrando que os concursos havidos tanto melhoraram quanto ampliaram o quadro técnico.

O momento mais marcante em sua gestão, porém, foi quando, a partir da racionalização ética que ocorreu no Ibama, na prisão de servidores, um deu um tiro no peito. “A falta de ética não nos deixava trabalhar e conversar com a sociedade”, evidencia. Para Marcus Barros, os sistemas informatizados, além de desburocratizarem os processos e de darem maior transparência, “fizeram com que os atravessadores que roubavam as riquezas do país por meio de guias acabassem”.

Por outro lado, um dos motivos que mais emperra o processo de licenciamento, segundo o presidente, é a “esperteza” de alguns para adiantá-lo. “Se não fizer bem feito, se os estudos não estão dentro da legislação, tem que refazer”, informa. Além disso, para Marcus, o mais importante é trabalhar “em defesa da nação, dos empreendimentos e da própria pele”, lembrando-se do processo que o Ministério Público da União opôs por improbidade quando do licenciamento do São Francisco. “Ainda bem que havia juízo na cabeça do juiz que, ao ler o processo, arquivou-o imediatamente”, diz.

Se o licenciamento demora, é porque é multifatorial, onde a análise tem que ser macro. “Há pareceres dentro do Ibama e fora da instituição”, informa. Segundo ele, um dos que mais demora é o da Funai, até por causa do baixo orçamento e do número reduzido de pessoal. “Um dia, o presidente da Funai me disse que tínhamos um orçamento bem maior que o dele para cuidar de tatu”, brinca. “Cuidamos de tatu, sim, mas também do Brasil”, fala.

Para Barros, mesmo sem ter sido citado pela imprensa, o Ibama foi peça fundamental para que o Brasil se tornasse auto-suficiente em petróleo. “Trouxemos a Petrobras para cumprir a legislação, sem condicionantes. Mesmo assim, se não tem condições, não tem licenciamento”, afirma.

Marcus lembrou também o apoio a novas idéias e modelos de gestão dentro do Ibama. “Escolhemos a BR 163 Cuiabá-Santarém para fazer um licenciamento paradigmático, que significa analisar, inclusive, qual o melhor caminho do ponto de vista racional, econômico/empresarial e ambiental”, enfatiza. Para ele, a Amazônia deve ser ocupada dentro de um conceito integral de ordenamento. Além disso, a regulamentação do art. 23 da Constituição Federal, que dispõe sobre a atuação de cada ente federado, é um mecanismo regulamentador importante. “Sem tirar o mérito, não podemos licenciar a padaria do João, pois há outros entes que melhor entendem e estão melhor aparelhados para perceber o que está no local ou no regional; cabe ao Ibama o papel de analisar as obras de grande impacto”, lembra.

Segundo Marcus Barros, seminários assim são muito importantes para o fomento do diálogo do Ibama com o empreendedor, com o MPU, com o TCU e com a própria sociedade, tendo como resultante um licenciamento mais ágil. “O Ibama não dialoga por meio da imprensa, pois não acha esse o melhor meio para conversar com seus interlocutores, preferindo um contato mais direto”, esclarece.
Luis Lopes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.