Panorama
 
 
 

MEIO AMBIENTE DISCUTE EMISSÃO DE POLUENTES E USO DA BACIA DO RIO URUGUAI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Populações debatem os usos da Bacia do Rio Uruguai

27/11/2006 - Aida Feitosa - O MMA realiza, a partir desta segunda-feira (27), a última etapa da Avaliação Integrada da Bacia do Rio Uruguai. Participam dos debates as populações de Lages, Chapecó (SC), Erechim, Ijuí e Uruguaiana (RS). O estudo registrará as características da região, buscando balizar o aproveitamento de recursos hidrelétricos de forma sustentável na área da bacia hidrográfica. As recomendações serão enviadas ao Ibama.

Segundo a gerente de projeto da Secretaria de Qualidade Ambiental do MMA, Moema Sá, o estudo é um documento referencial que mostra as áreas com sensibilidade ambiental, indica as áreas que merecem estudos aprofundados de fauna e flora, identifica populações da bacia e direciona caminhos para a viabilização de empreendimentos.

A Avaliação Ambiental Integrada de Bacia (AAIB) exige conhecimentos multi e interdisciplinares e garantam a participação dos segmentos sociais envolvidos. Seu objetivo é integrar a dimensão ambiental ao processo de planejamento energético, e com isso, desenvolver conhecimentos para melhorar a gestão integrada dos usos e conservação dos recursos hídricos e do meio ambiente, compatibilizando a exploração da hidroeletricidade com a preservação da biodiversidade.

Conama discute resolução que limita emissão de poluentes

28/11/2006 - Regina Rabelo - O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) se reúne nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), na sede do Ibama, em Brasília, para debater, entre outros temas, a proposta de resolução definindo limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos por fontes fixas. A ministra Marina Silva abrirá o encontro. Ela aproveitará o evento para anunciar os ganhadores do Prêmio Chico Mendes 2006.

Se for aprovada a proposta sobre os limites de emissão de poluentes, o Estado terá maior controle nessa área. Uma das vantagens da proposta é a possibilidade de fazer uma revisão mais rápida dos tipos de fontes, identificar novas fontes e poluentes. Ela também define padrões mais rígidos de concessão de licença para empresas que trabalham com a emissão de chumbo, com celulose e para as indústrias siderúrgicas.

Cremação é tema de outra resolução que o Conama aprecia na última reunião do ano. A instalação de crematórios no país é atividade de interesse público, regulamentada pela Resolução 316, de 29 de outubro de 2002. O setor solicitou ao conselho a revisão de artigos da resolução com o objetivo de corrigir erros conceituais relativos à pressão na câmara de combustão e de estabelecer novos critérios de monitoramento para os sistemas de controle das emissões atmosféricas.

O Conama vota também duas propostas de resolução que tratam do licenciamento ambiental para agroindústrias de pequeno porte e para projetos de assentamento da reforma agrária. A primeira é de iniciativa da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e estabelece procedimentos simplificados para o licenciamento ambiental de agroindústrias de pequeno porte e de baixo potencial de impacto ambiental. A segunda é uma revisão da Resolução no 289, publicada em 25 de outubro de 2001, que estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária, considerando as peculiaridades desses projetos e a importância de se definir procedimentos de controle e gestão ambiental para orientar e disciplinar o uso e a exploração dos recursos naturais nestes Assentamentos.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.