Panorama
 
 
 

NOVAS EXPEDIÇÕES DO PPBio/AMAZÔNIA ORIENTAL REALIZAM LEVANTAMENTOS EM CAXIUANÃ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

Conservação Ambiental - 28/11/2006 - A sexta expedição do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio/Amazônia Oriental), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), partiu para a Floresta Nacional de Caxiuanã, a 400 quilômetros de Belém do Pará, na última terça-feira (21), com o objetivo de investigar moscas e abelhas. O programa na área da Amazônia Oriental é coordenado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT). A expedição retorna à Belém no dia 10 de dezembro.

A equipe está sob a coordenação do pesquisador Hermes Medeiros, e inclui bolsistas e técnicos, além de um estudante do Maranhão, que recebe treinamento sobre os procedimentos de inventário biológico adotados no PPBio.


Segundo a coordenadora do protocolo, a pesquisadora Marlúcia Martins, entre as espécies de moscas a serem coletadas estão as drosofilídeos, tefritídeos, califorídeos e ropalomerídeos, e para o protocolo de abelhas serão coletadas espécies da família Apidae.

Para a realização das coletas serão utilizadas armadilhas com diferentes tipos de iscas, de acordo com a família do animal. Para as moscas serão utilizadas três tipos de iscas contendo banana, melado de cana e pulmão bovino em decomposição. Já para as abelhas, as armadilhas contém uma isca aromática, que imita o odor de flores.

"O tempo para a coleta pode variar de duas horas até dois dias, mas com essas diferentes iscas esperamos capturar cerca de trezentos indivíduos de 100 a 150 espécies diferentes", completou a pesquisadora.

Insetos de palmeiras

A quinta expedição do PPBio/ Amazônia Oriental teve início no dia 7/11, com o objetivo de coletar insetos de palmeiras. Segundo a pesquisadora Roberta Valente, responsável pela expedição, o trabalho em campo visa a coletar besouros da família Curculionidae, vulgarmente conhecidos como "gorgulhos", encontrados nas inflorescências (conjunto de flores) de palmeiras. Nesta coleta serão pesquisadas palmeiras dos gêneros Attalea, Syagrus, Astrocaryum e Oenocarpus, que segundo Roberta, são gêneros amplamente distribuídos na Amazônia.

Os besouros gorgulhos que vivem em flores de palmeiras são, segundo Roberta, em sua imensa maioria, "especialistas" quantos a sua associação com palmeiras. Assim, por exemplo, as espécies de gorgulhos que vivem no açaizeiro (Euterpe oleraceae) não são encontradas em outras espécies de palmeiras. Os gêneros de gorgulhos mais abundantes são Andranthobius, Derelomus e Phytotribus. A pesquisadora explica também como acontece a coleta desses animais.

"O processo de coleta dos besouros é extremamente cuidadoso. Primeiro o técnico sobe na palmeira para ensacar a inflorescência, a qual é cortada da palmeira e levada ao solo, onde recebe acetato de etila, veneno usado para matar insetos. Logo após é feita uma triagem para separar os insetos das flores. O trabalho termina no laboratório com a identificação, contagem e catalogação de cada indivíduo (inseto) encontrado", explica Roberta.

A pesquisadora trabalhou de 1997 a 1999 realizando coletas semelhantes em Caxiuanã e tem dois livros, três capítulos e um artigo publicado sobre o assunto. Durante os dois anos de trabalho coletou mais de cem espécies de besouros.
(Fernanda Engelhard – Assessoria de Comunicação PPBio/Amazônia Oriental)
Assessoria de Comunicação Social do Museu Goeldi

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.