Panorama
 
 
 

SEMA-RS: CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS AMBIENTAIS E PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2006

Programa do RS recebe prêmio Expressão de Ecologia

30/11/2006 - O Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC) desenvolvido pelas secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (SEE) recebe hoje o prêmio Expressão de Ecologia 2006. O prêmio é uma realização da Editora Expressão e a solenidade de entrega acontece no município de Gaspar, Estado de Santa Catarina, às 18h, no Centro de Divulgação Ambiental e Lazer Espaço Bunge Natureza. O resultado da premiação havia sido anunciado em outubro.

Deslocaram-se para a solenidade de entrega do prêmio o coordenador do PEAC e assessor técnico da Sema, Túlio Carvalho; as coordenadoras do Programa Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira, e da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Lilian Zenker; o cordenador de educação ambiental da Fepam, Fernando Floresta, e as representantes do Projeto Escola Aberta para a Cidadania da SEE, Virgínia Tiethbol e Susana Mintegui. Ainda integram o grupo, o presidente da Federação das Associações de Círculos de Pais e Mestres do RS, Robson Minuzzi, e representantes das empresas Borrachas Vipal e Gerdau que são parceiros do PEAC.

O evento prevê palestras sobre o aquecimento global e sobre a Mata Atlântica

28/11/2006 - “O Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente poderá se transformar em um Programa, devido a sua amplitude e importância, uma vez que seus objetivos se confundem com o próprio Sistema Estadual de Proteção Ambiental (SISEPRA).” A afirmação foi feita pelo coordenador do SIGA/RS, Niro Afonso Pieper, na tarde desta terça-feira (28), na abertura do 17º seminário de capacitação para técnicos municipais ao licenciamento ambiental das atividades de impacto local. A capacitação acontece no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e se estende até quinta-feira, às 17h30min.

O SIGA/RS foi criado em 2003, impulsionado pela demanda crescente de licenças ambientais, além da imposição constitucional que prevê o compartilhamento de competência das questões ambientais entre União, Estados e municípios. “Dentro de um sistema que se baseia no planejamento integrado, na coordenação conjunta e na descentralização dos programas e das ações de gestão ambiental, o Estado repassou aos municípios o que é de competência deles, ou seja, o licenciamento das atividades com impacto local”, esclareceu Pieper. Atualmente, 148 municípios gaúchos exercem a gestão ambiental e emitem licenças para empreendimentos enquadrados na lista das atividades que geram impacto local.

A secretária substituta do Meio Ambiente, Claudia Costa, participou da abertura do seminário, representando o secretário Claudio Dilda. “Os municípios são parceiros do Estado na atividade do licenciamento e a Sema e Fepam estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida e para todo suporte técnico necessário”, disse Claudia Costa.

Estão participando do evento 80 técnicos ambientais de diversos municípios, entre eles Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Morrinhos do Sul, São Leopoldo, Rio Pardo, Cachoeirinha, Erechim, Vacaria, Viamão, Veranópolis, Ipê, Humaitá, Triunfo, São Lourenço, Fagundes Varela, Candelária, Bom Retiro do Sul e Travesseiro.

SIGA/RS realiza último seminário para capacitação de técnicos ambientais neste ano

27/11/2006 - O Rio Grande do Sul é o Estado do País mais avançado na questão da descentralização do licenciamento ambiental. Enquanto no Brasil todo não chega a 300 o número de municípios licenciando, no RS das 496 cidades, 148 realizam a gestão ambiental, incluindo a emissão de licenças para empreendimentos potencialmente geradores de impacto local ao meio ambiente. Ou seja, cerca de 30% dos municípios dividem com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a responsabilidade do licenciamento ambiental e florestal. Nestes 148 municípios, estão 60% da população gaúcha.

A Sema vem desempenhando papel fundamental no que tange ao incentivo e à preparação dos municípios para o exercício do licenciamento. Além de orientar as prefeituras para o cumprimento das exigências legais e analisar os processos que são encaminhados à chancela do Conselho Estadual do Meio Ambiente, por meio do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS), os técnicos municipais recebem capacitação gratuita em seminários, com o objetivo de melhor se qualificarem para o exercício da atividade. O secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, afirma que esse sistema é um processo construtivo que tem replicado em todo o País. “O ambiente não tem fronteiras, por isso, existe a necessidade de uma padronização na gestão ambiental. Assim, a sociedade recebe noções de como melhor atuar para que os impactos no ambiente sejam absorvidos e não venham a interferir na qualidade de vida”, salienta Dilda.

De terça a quinta-feira (28 a 30/11), a Sema vai realizar o último seminário do ano para capacitação de técnicos municipais ao licenciamento ambiental das atividades de impacto local. O treinamento acontecerá no auditório da Sema, em Porto Alegre (R. Carlos Chagas, 55 – 11º andar).O secretário Claudio Dilda fará a abertura do seminário, no dia 28, às 14 horas, seguido de palestra sobre sustentabilidade ambiental e de um painel abordando planejamento de saneamento e meio ambiente. Nos dias 29 e 30, a programação vai das 9h às 17h, com intervalo para almoço. Os temas serão programas de educação ambiental, base legal para a atuação dos municípios em meio ambiente, outorga de uso da água, cadastro florestal, modalidades de licenciamento florestal e licenciamento ambiental com enfoque específico em alguns setores produtivos.

Os temas serão tratados por técnicos da Sema e da Fepam. O painel no primeiro dia, terá convidados do Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), da Metroplan, Consema e da empresa Concremat Engenharia e Tecnologia.

Podem participar do seminário técnicos ambientais de municípios habilitados ao licenciamento ou com processo em andamento. Mais informações pelo telefone 51. 3288.8119.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.