Panorama
 
 
 

SUPERINTENDÊNCIA DO MARANHÃO CONCLUI CURSO DE MONITORES AMBIENTAIS EM BARREIRINHAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2006

São Luiz (29/11/06) - A Superintendência do Ibama no Maranhão, por meio da administração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e do Núcleo de Unidades de Conservação, realiza hoje (29) a cerimônia de encerramento do Curso de Monitores Ambientais em Barreirinhas. O evento será no Parque Cajueiro, ao lado da Casa do Turista, a partir das 17h (horário local, 18h de Brasília).

Além da entrega dos certificados, haverá uma breve exposição dos parceiros nesse projeto, o Ministério do Meio Ambiente, o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Barreirinhas, e mais a presença dos demais colaboradores do projeto. Durante cerca de três meses, os 31 formandos tiveram 160 horas de aulas teóricas, as quais se somaram 40 horas de estágio. Neste mês de novembro também foram concluídos os cursos de monitores em Alcântara e Carolina.

O curso possibilitou maior preparo dos guias como monitores ambientais que vão desenvolver o trabalho com mais qualidade. Eles agora compreendem melhor a importância, as regras e os objetivos do Parque Nacional dos Lençóis. “Foi muito positivo também porque conseguimos envolver o poder público local, o Sebrae, as agências, o setor de transportes, as pousadas. Isso proporcionou a melhoria no relacionamento entre a administração do Parque e as operadoras que atuam no turismo local”, avalia o chefe do Parque dos Lençóis, Júlio Andrade.

Um dos pontos importantes do curso foi um termo de compromisso firmado pelos alunos para zelarem pela conservação do Parque, auxiliando no monitoramento, nas ações de conscientização dos turistas e em atividades nas comunidades locais. “Foi um trabalho realizado em conjunto, em que todos oferecem uma contrapartida que viabilize a realização do projeto”, afirma a analista ambiental Beatriz Gomes, do Núcleo de Unidades de Conservação do Ibama/MA.

Durante o curso, foram ministradas aulas sobre legislação ambiental, flora e fauna, conhecimentos básicos regionais, com assuntos como geografia e manifestações culturais, tudo voltado para a realidade local. Além das aulas teóricas, foi realizada visita para verificar a formação de dunas e manguezais.

Em discurso no Plenário do Senado Federal nesta segunda-feira (27), o senador Edison Lobão (PFL-MA) ressaltou que, apesar das dificuldades financeiras atravessadas pelo Ibama nacional, o instituto segue desenvolvendo projetos em prol da conservação ambiental no Maranhão e em outros estados, citando como exemplo os cursos básicos para monitores ambientais nas unidades de conservação. Na avaliação do parlamentar, os crimes contra o meio ambiente no Brasil seriam menores se o Ibama recebesse os recursos necessários para o seu pleno funcionamento. Para o senador, a preservação do meio ambiente merece ser prioridade no Brasil, em virtude das agressões contra a natureza ao redor do mundo. Se não fosse o Ibama, opinou Lobão, os crimes contra o meio ambiente no país seriam ainda em maior número. “A missão do Ibama é de relevância internacional nesta época em que o mundo parece acordar para os riscos que ameaçam o planeta Terra”. alertou Lobão em nota divulgada pela Agência Senado.
Paulo Roberto

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.