Panorama
 
 
 

AVIÃO QUE SEMEAVA PASTAGEM NA FLORESTA NACIONAL DO JACUNDÁ EM RONDÔNIA É APREENDIDO PELO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

Flona Jacundá/RO (08/12/06) - Na última terça-feira, 5, durante trabalhos de fiscalização e monitoramento no interior e entorno da Floresta Nacional de Jacundá, uma equipe composta por três analistas ambientais do Ibama de Rondônia e dois policiais civis da Delegacia de Meio Ambiente do Estado apreendeu um avião monomotor que jogava sementes de pastagem em área desmatada dentro da Unidade de Conservação.

No percurso da linha 45 que dá acesso à unidade, a equipe se deparou com o avião, modelo carioquinha, parado na estrada. Durante a abordagem, o piloto informou que foi contratado para semear capim em área de propriedade privada, mas as coordenadas geográficas do local mostraram que a área em questão correspondia aos 198 hectares desmatados ilegalmente no interior da Flona Jacundá, já detectado pelo Ibama por meio de imagens de satélite em setembro deste ano.

O suposto “proprietário” e contratante do avião se encontrava no local e disse que a área foi comprada por dois primos dele que moram nos Estados Unidos. O mesmo foi autuado como responsável pelo desmatamento no interior da Unidade de Conservação. O avião foi apreendido, e em Porto Velho o piloto e o co-piloto foram levados à Polícia Federal para prestarem depoimento. O proprietário da aeronave foi autuado por causar dano em Unidade de Conservação.

A Floresta Nacional de Jacundá tem uma área correspondente a 220.644 hectares de cobertura florestal de espécies predominantemente nativas, abrangendo os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari no Estado de Rondônia. São objetivos básicos o uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica. Desde a sua criação, em 2004, a Flona Jacundá tem sofrido pressões antrópicas com invasões, grilagem de terra, desmatamentos e queimadas no sul do limite da unidade, onde a apreensão foi realizada, em especial na área proposta para a criação de um programa de assentamento pelo Incra, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Jequitibá.
Floresta Nacional de Jacundá-RO

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.