Panorama
 
 
 

CÂMARA AMBIENTAL CONTRIBUIU PARA MODERNIZAR SETOR DE EQUIPAMENTOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

06/12/2006 - A Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo chegou aos seus 10 anos de existência, com muitos motivos para comemorar. Entre esses motivos, pôde-se verificar que ela contribuiu para a modernização, qualificação e aumento de produtividade do setor de equipamentos do comércio de derivados de petróleo. Por esses e outros motivos, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB e outros responsáveis pela Câmara Ambiental promoveram, no último dia 04/12, no Anfiteatro Augusto Ruschi, na sede da Companhia, em São Paulo, uma cerimônia para comemorar os 10 anos.

Durante esse período, a Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo contribuiu, também, para as mudanças nos conceitos e na legislação ambiental do setor de combustíveis no Brasil, e consequentemente para a constatação de centenas de áreas contaminadas envolvendo postos de gasolina, assim como promovendo a conscientização e mobilização necessária para que o setor pudesse enfrentar o problema e permitir a remediação dessas áreas.

Estiveram presentes à cerimônia, entre outros, os presidentes da CETESB, Otávio Okano, e da Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo, Ricardo José Shamá dos Santos, além de membros de associações e sindicatos do setor de combústiveis, que compõem a Câmara. Na ocasião, foi lançado o livro comemorativo Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo - 10 anos, que conta as principais realizações deste importante fórum de discussões.
Licenciamento ambiental e áreas contaminadas
e remediadas

A Câmara Ambiental de Comércio de Derivados de Petróleo foi criada pela CETESB em 1996, com a proposta de possibilitar um fórum amplo de discussão, com a participação do setor produtivo do segmento de combustíveis, que visava, sobretudo, criar mecanismos para solucionar os principais problemas de gestão das questões ambientais ligadas às atividades do comércio e distribuição de combustíveis, consideradas potencialmente poluidoras.

Ao longo desses 10 anos, além de investir no controle do setor em São Paulo, a Câmara Ambiental, com a evolução do trabalho e envolvimento das empresas e entidades participantes, ampliou sua ação para além dos limites do Estado de São Paulo, participando da elaboração da Resolução nº 273/00 do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA, que definiu as regras ambientais gerais para o setor no país. Desde então, ocorreram mudanças significativas nos conceitos e na legislação ambiental do setor de combustíveis, onde a Câmara Ambiental contribuiu de forma eficaz para que o mercado atingisse o estágio atual.

Foi a partir daí, inclusive, que surgiram novas legislações ambientais tanto estaduais quanto municipais buscando regulamentar e detalhar os procedimentos, como os de licenciamento ambiental para postos, sistemas retalhistas e outros estabelecimentos de armazenamento, que por sua vez possibilitaram a verificação, pela CETESB, de centenas de casos de áreas contaminadas no Estado de São Paulo envolvendo os postos de combustíveis.

Por outro lado, porém, como lembra Rodrigo César de Araújo Cunha, da Diretoria de Controle de Poluição Ambiental da CETESB e secretário-executivo da Câmara Ambiental, “graças ao empenho das entidades que integram a Câmara, o setor se mobilizou para avaliar sistematicamente os problemas causados e se dispôs a resolvê-los, investindo na remediação das áreas contaminadas”.

“Comemorar 10 anos de uma câmara bem-sucedida é motivo de orgulho para a CETESB. Isto significa que licenciador e empreendedor estão se entendendo. Quando conseguimos fazer parcerias é porque está havendo maturidade entre as partes”, salientou, por sua vez, o diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, João Fuzaro.

O presidente Okano, por seu lado, também lembrou que o setor produtivo “abraçou a causa, levando em frente estes desafios todos. A criação deste fórum quebrou um sistema antigo de embate entre o sistema licenciador e os fabricantes”. E aproveitou para homenagear o ex-presidente da CETESB, Nelson Nefussi, “que vislumbrou esta possibilidade, implantando diversas câmaras ambientais em sua gestão”.

Finalmente, Shamá dos Santos afirmou: “Não foi fácil presidir por dez anos esta câmara, mas tem sido muito gratificante, porque estamos conseguimos mudar a visão que a sociedade tinha sobre este setor. Estamos no caminho certo e devemos continuar por muito tempo ainda, conquistando sempre o consenso de todos na obtenção de políticas e procedimentos ajustados aos diversos interesses”.
Texto: Cristina Olivette
Foto: Pedro Calado

     

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.