Panorama
 
 
 

CETESB É RECERTIFICADA COMO CENTRO COLABORADOR DA OPAS POR MAIS QUATRO ANOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

05/12/2006 - A Organização Pan-Americana de Saúde OPAS, por meio do seu coordenador geral e responsável pelo Programa para Desastres, Dr. Ciro Ugarte, renovou hoje (05/12) a certificação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB como Centro Colaborador da entidade, que faz parte da Organização Mundial da Saúde OMS. O representante da OPAS esteve presente na manhã de hoje na sede da CETESB, em São Paulo, com esta finalidade. A recertificação da agência ambiental paulista, como Centro Colaborador da OPAS em prevenção, preparativos e respostas às situações de emergência química, é válida por quatro anos, isto é, abrange o período de 2006 até 2010.

Essa renovação da certificação muito nos honra, pelos trabalhos desenvolvidos por essa empresa, que se tornou referência mundial em atendimentos de acidentes envolvendo produtos perigosos , afirmou Ugarte. Ele foi recebido, entre outros, por Otávio Okano, presidente da CETESB, Lineu Bassoi, diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, e Ângela de Campos Machado, gerente do Departamento de Desenvolvimento, Tecnologia e Riscos Ambientais.

Em 1992, a CETESB recebeu da OPAS a sua primeira certificação como Centro Colaborador, que tem como objetivo apoiar os programas e políticas da OPAS; desenvolver metodologias e promover atividades de capacitação para a prevenção de desastres tecnológicos; dar apoio institucional em respostas a acidentes químicos; elaborar página na internet sobre acidentes químicos; visitas aos países da América Latina para cooperação em prevenção, preparação e resposta a acidentes químicos; e, também, a realização do curso Prevención Preparación y Respuesta a Desastres con Productos Químicos Peligrosos nos países da América Latina.

Durante o encontro na CETESB, o químico Jorge Luiz Nobre Gouveia, gerente do Setor de Operações de Emergência da agência ambiental, fez uma apresentação das ações realizadas nos últimos quatro anos, envolvendo o Centro Colaborador: Ações essas que incluíram treinamentos, também no exterior, cursos, participação em seminários nacionais e internacionais, elaboração de relatórios técnicos, manual de produtos químicos e simulados envolvendo acidente rodoviário, entre outras atividades.

Gouveia apresentou, ainda, ao representante da OPAS, assim como ao Dr. Diego Gonzáles Machin, assessor Regional em Toxicologia da OPAS, que acompanhava o Dr. Ugarte, alguns itens de necessidades do Centro Colaborador, como o aprimoramento contínuo de sua equipe técnica, por meio de cursos e treinamentos (curso de líderes da OPAS, TTCi, Texas A&M), além da aquisição de notebooks para utilização na preparação e execução de cursos e levantamentos técnicos.

Quanto a 2007, Gouveia adiantou que estão previstos dois cursos, nos países da região (Peru, Nicarágua ou Guatemala) e um levantamento de informações sobre o sistema de resposta a emergências químicas, além do desenvolvimento da rede de emergências químicas para a América Latina, a ser administrada pela CETESB, e a atualização do curso de auto-aprendizagem.

Os representantes da OPAS/OMS puderam, ao final da visita à sede da CETESB, conhecer o Centro de Controle da agência ambiental e as viaturas de atendimento a emergências químicas.
Texto: Rosely Martin
Foto: José Jorge e Pedro Calado

     

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.