Panorama
 
 
 

COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO VALE DO RIBEIRA LANÇAM PÁGINA NA INTERNET

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

01/12/2006 - Comunidades quilombolas do Vale do Ribeira lançam sua própria página na internet. www.quilombosdoribeira.org.br tem o objetivo de informar e comunicar a história, cultura, luta pela terra, gestão de projetos e empreendimentos comunitários das comunidades, além de divulgar seus produtos.

Comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, criaram e estão lançando o site www.quilombosdoribeira.org.br para utilizar a rede mundial de computadores como um canal de informação e comunicação sobre sua história, cultura, luta pela terra, gestão de projetos e empreendimentos comunitários e divulgar seus produtos em um catálogo que estará disponível em breve.

Para essa conquista, os quilombolas contaram com apoio e assessoria do Instituto Socioambiental (ISA), por meio de seu Projeto Capacitação em Gestão e de sua área de Comunicação, e financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Desenvolvido através de um trabalho coletivo,www.quilombosdoribeira.org.br é um site das próprias comunidades quilombolas. Não foi feito para eles, mas por eles. Quer atingir um público bem diversificado: estudantes, profissionais que trabalham com as comunidades e interessados em geral. Por isso, tem uma linguagem simples e é de fácil navegação.

Quem o acessar vai conhecer a história dessas comunidades, algumas delas com mais de 300 anos; tomará conhecimento da dificuldade que elas têm encontrado para regularizar seus territórios e dos conflitos que enfrentam; saberá da grande diversidade de animais e aves existentes nas extensas áreas de Mata Atlântica preservada por eles.

O desenvolvimento do projeto

A proposta de criação do site foi apresentada pelo ISA em um encontro com lideranças de 15 comunidades, realizado no início de agosto. Na ocasião, os representantes avaliaram que ter um espaço na internet seria muito importante, mas a proposta precisaria ser bem discutida em cada comunidade antes de ser levada adiante.

Nos meses de agosto e setembro foi feita pelo menos uma reunião em cada uma daquelas comunidades. Nem sempre foi fácil para os participantes entenderem o que estava sendo proposto, porque a maior parte das pessoas nunca tinha visto um site. Atualmente, apenas duas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira possuem acesso à internet, através da implementação de telecentros e poucas pessoas de outras comunidades acessam a rede quando vão às cidades da região. Mesmo a telefonia é bastante limitada, restringindo-se a telefones públicos instalados recentemente e celulares em alguns casos. Algumas comunidades como Galvão e Bombas não têm nem telefone público e, no caso desta última, nem ao menos energia elétrica.

Grupo Gestor

Cada uma das nove comunidades que aceitaram a proposta escolheu um representante para integrar o chamado Grupo Gestor, encarregado de criar a estrutura, aprovar o lay-out, elaborar e administrar o conteúdo. Depois da primeira reunião do grupo, realizada no final de setembro, cada representante voltou para sua comunidade e, pesquisando os documentos e registros existentes, conversando com os diretores da associação, lideranças e pessoas mais velhas, redigiu o conteúdo específico para a página de sua comunidade, recebendo assessoria para a revisão e complementação do texto. Antes de ser lançado, o site foi revisto em uma nova reunião do Grupo Gestor. Outras comunidades que não fizeram parte desse trabalho poderão integrá-lo mais para frente.

Cultura tradicional

Um dos conteúdos do site de maior destaque diz respeito à cultura tradicional das comunidades. Os quilombolas mantêm ainda uma grande riqueza cultural transmitida por seus antepassados e relatam rezas, festas e danças tradicionais como a Recomendação das Almas, Terço Cantado, Mesada dos Anjos, Festa do Divino, Dança de São Gonçalo, Fandango, Mão Esquerda, além de uma diversidade de festas de santos, alguns deles, padroeiros das comunidades. Comidas típicas desconhecidas fora das comunidades como a coruja e a taiada, além utensílios e instrumentos produzidos artesanalmente como apá, tipiti e pilô também são citados por fazerem parte do cotidiano de muitas pessoas ainda hoje.

Mesmo em condições muitas vezes adversas, as comunidades têm se empenhado e sido criativas na busca de alternativas para geração de renda que levem em conta sua cultura e modo tradicional de produção, o que pressupõe serem ambientalmente sustentáveis.

O trabalho dos agentes comunitários que integram o Grupo Gestor será permanente, tanto para a atualização do conteúdo das páginas de suas comunidades como para a elaboração de notícias e da agenda do site. De certo modo, cada um deles passa a ser o repórter de sua comunidade. A todos aqueles que valorizam e se interessam pela diversidade socioambiental do Brasil, bem-vindos ao www.quilombosdoribeira.org.br.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.