Panorama
 
 
 

DESERTIFICAÇÃO É DEBATE NO MERCOSUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

Ministros do cone sul vão analisar estratégia de combate à desertificação

08/12/2006 - A Estratégia Mercosul de Luta contra a Desertificação, a Degradação da Terra e os Efeitos da Seca, elaborada em Brasília nos últimos três dias, será agora submetida à apreciação dos ministros do Meio Ambiente do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Venezuela, da Bolívia e do Chile. O documento, por enquanto sigiloso, foi elaborado em três reuniões coordenadas pelo Brasil.

De acordo com o representante do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, José Roberto Lima, a missão do grupo foi elaborar uma estratégia conjunta de combate à desertificação no Mercosul, de forma integrada com as políticas de combate à pobreza, de preservação e conservação ambiental e de produção sustentável. Ele explica que as projeções sobre desertificação, feitas por institutos de pesquisa internacionais, são catastróficas - e começam a ser sentidas.

No Mercosul, o problema é grave em função da dimensão do fenômeno no Brasil, Argentina e no Chile. Quase 23% do território brasileiro foi afetado; 70% na Argentina e 64% no Chile.

Além do documentos a ser analisado pelos ministros, um dos principais avanço do grupo de trabalho do Mercosul, desde sua criação, em 2005, foi a estratégia de firmar parcerias com organismos internacionais a busca de soluções. Alguns parceiros que se incorporaram à luta contra a desertificação, com idéias e financiamentos: Instituto Interamericano de Cooperação na Agricultura (IICA), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Cooperação Técnica Alemã (GTZ) e Global Mecanismo.

Membros do Mercosul discutem estratégia contra a desertificação

06/12/2006 - Representantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia e Chile discutem nesta quinta-feira (07) e sexta-feira (08) os temas que integrarão a Estratégia Mercosul de Luta contra a Desertificação, a Degradação da Terra e os Efeitos da Seca. O encontro ocorrerá das 9h às 18h, no Garvey Park Hotel, em Brasília.

O encontro é resultado de uma reunião de ministros de Meio Ambiente do Mercosul, ocorrida em novembro de 2005, quando ficou decidida a incorporação dos temas da desertificação e da seca numa agenda ambiental comum. Desde então, um grupo de especialistas foi criado para formular uma estratégia contra àqueles problemas. Os ministros definiram que a estratégia e ações a serem adotadas (relacionadas à segurança alimentar e à redução da pobreza), seriam complementares ao trabalho que já vem sendo realizado para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas entre os quais se inserem as preocupações de evitar danos ambientais.

Além de lideranças dos países do Mercosul, estão presentes à reunião, em Brasília, representantes do Itamaraty, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Cooperação Técnica Alemã (GTZ). O grupo é dirigido, atualmente, pelo coordenador do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação, da Secretaria de Recursos Hídricos do MMA, José Roberto de Lima.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.