Panorama
 
 
 

EM 2006, CERCA DE 400 AVES FORAM SALVAS DO TRÁFICO DE ANIMAIS NO MS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

11 de Dezembro de 2006 - Rosângela Ramos - Da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - A Polícia Ambiental do Mato Grosso do Sul já aprendeu nas estradas estaduais quase 400 aves que foram retiradas da natureza e seriam vendidas ilegalmente. O tráfico de animais movimenta no mundo mais de US$ 10 bilhões, segundo informações da Polícia Federal. Quanto mais ameaçada de extinção está a espécie, maior é o valor no mercado ilegal.

De acordo o capitão Edmilson Paulino Queiroz, da Polícia Ambiental do Mato Grosso do Sul, os animais e aves capturados na Amazônia peruana entram no Brasil pelo Estado e de lá são levados para a região Sudeste. As condições de transporte são preocupantes. Segundo o capitão, os animais ficam em sacolas, caixas, gaiolas apertadas, e muitos acabam morrendo. De cada dez animais capturados, apenas um chega vivo ao destino.

Algumas espécies capturadas no Amazonas também são levadas para o Centro-Oeste e, depois, seguem pela Bolívia para os países europeus. Há ainda outra rota: os pássaros do cerrado e do Pantanal são levados para o Nordeste e, mais tarde, exportados. Edmilson relata que já foram apreendidas araras azuis que saíram da parte amazônica do maranhão e vieram até Mato grosso do Sul, por onde saem por Corumbá para a Bolívia.

As penas para este tipo de crime são aplicadas para quem faz, vende e quem compra animais contrabandeados. O capitão Edmilson explica que, para o caso de tráfico de animais silvestres, a pena é de seis meses a um ano de detenção. Se o animal estiver na lista de espécie em extinção, a pena administrativa pode chegar a R$ 5 mil por animal.

Para denúncias e outras informações, é possível entrar em contato com a linha verde do Ibama pelo telefone 0800-61-8080.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.