Panorama
 
 
 

IBAMA REALIZA CURSO NA MAIOR RESERVA EXTRATIVISTA DO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

Ibama realiza curso ambiental na maior reserva extrativista do Brasil

Belém/PA (05/12/06) - Começou ontem, com término previsto para o dia 9, na Casa da Cultura em Porto de Moz, o 6º curso de formação de Agentes Ambientais Voluntários (AAV) promovido pelo Ibama. Participam do curso 35 agricultores e ribeirinhos que fazem parte de 21 comunidades da base extrativista que habitam o interior e o entorno da Reserva Extrativista Verde Para Sempre. A reserva com 1,3 milhões de hectares é a maior reserva extrativista do País, e está localizada no rio Xingu, município de Porto de Moz, a 700 km da capital Belém.

O evento conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Colônia dos Pescadores e Associação dos Pescadores Artesanais. Também tem o apoio do Projeto Massaranduba (comunidade rio Arimum) e o Comitê de Desenvolvimento Sustentável - entidades que prestarão apoio às ações aos futuros agentes ambientais treinados pelo Ibama.

Segundo Eduardo Henrique Barros, coordenador da Resex, o curso faz parte das ações de proteção e educação ambiental em Unidades de Conservação (UC) dentro do programa Arpa – Programa de Áreas Protegidas da Amazônia para gestão da UC e o envolvimento das comunidades para o exercício da gestão participativa dos recursos naturais.

No conteúdo programático noções de legislação ambiental, planos de manejo florestal madeireiro e não-madeireiro, legislação de pesca, teoria e prática de educação ambiental, noções de queima controlada e orientações básicas sobre auto de constatação sobre Crimes ambientais previstos na Lei nº 9.685/98 - Lei dos Crimes Ambientais.

Resex Verde para sempre - Criada em 2004 por Decreto presidencial, tem 57 comunidades, 38 localidades e 2.108 famílias cadastradas pelo Ibama. O órgão, em parceria com o Incra por meio do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), já cadastrou 1.510 famílias na Resex "Verde Para Sempre".

Nesta primeira etapa, 335 famílias já estão habilitadas aos créditos de habitação (cinco mil reais) e fomento/apoio (dois mil e quatrocentos reais) às atividades da Resex como pesca, agricultura e produção florestal, entre outras. Os recursos deverão ser liberados pelo Incra no primeiro semestre de 2007, para construção de 400 casas de alvenaria com infra-estrutura básica como água, luz e esgoto sanitário.

Os créditos das Resex fazem parte da Portaria Interministerial nº 13/02 dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) e estabelece que as Reservas Extrativistas integrem o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) implementada pelo Incra com a participação do Ibama como gestor das Resex.

Queima controlada - Foi efetivado pelo Prevfogo do Ibama, durante quatro dias (29 de novembro a 2 dezembro), o 1º curso de Queima Controlada, na comunidade do Carmelino, no rio Jaurucú. O treinamento foi ministrado a nove comunidades que vivem no interior da Resex"Verde Para Sempre" com o objetivo de treinar os comunitários na realização da queima controlada.

As técnicas repassadas aos ribeirinhos foram: construção de aceiros, horário adequado, direção do vento, estímulos à queima comunitária através de mutirão, noções de legislação ambiental, alternativas de agricultura sustentável, manejo florestal, sistema agro-florestal e plantio de leguminosas (AgroEcologia).
Edson Gillet
Ascom/PA

Servidores do Ibama no oeste do Pará recebem treinamento sobre DOF

Santarém (06/12/06) - Servidores do Ibama lotados nas áreas de abrangência das Gerências Executivas de Santarém e Altamira recebem treinamento sobre o Documento de Origem Florestal (DOF), na Universidade Luterana do Brasil - ILES ULBRA, em Santarém/PA. A oficina de capacitação começou hoj (06) se estende até sexta-feira (08).

O curso visa aprofundar os conhecimentos dos servidores e das entidades parceiras sobre o novo instrumento de controle, e é promovido pela Diretoria de Florestas (DIREF) e pela Diretoria de Proteção Ambiental (DIPRO) do Ibama. A capacitação tem ênfase na utilização do documento pela fiscalização no transporte dos produtos florestais.

O DOF substituiu as antigas ATPF´s (Autorizações para Transporte de Produto Florestal) desde setembro deste ano. O novo sistema objetiva evitar as fraudes no transporte dos produtos florestais, uma vez que disponibiliza os dados online, sobre cada carga autorizada. O papel impresso pelas próprias empresas que acompanham as cargas, traz informações que podem ser facilmente conferidas com as declaradas ao Ibama via internet, por telefone, pelo site do instituto ou por autotrack.
Christian Dietrich
Ibama/Santarém

Servidores recebem treinamento para operar Sisbio

Brasília (08/12/06) – O Ibama inicia nesta segunda-feira treinamento de servidores que vão operar o Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio).

O sistema permitirá aos pesquisadores solicitar, via Internet, autorizações e licenças para a coleta de material biológico em unidades de conservação e em cavernas, com finalidades científicas.

Servidores das superintendências, das gerências, dos centros especializados em fauna, pesca e caverna participarão do treinamento em prédio do Ministério do Meio Ambiente, na 514 Sul. Eles foram divididos em três turmas. Cada uma composta por 35 participantes que terão dois dias e meio de treinamento.

A primeira turma começa as atividades às 8 horas na segunda-feira(11/12). Na quarta-feira (13/12) às 14 horas, será a vez da segunda turma entrar em sala para receber as informações. A última turma terá aulas de 18 a 20 de dezembro.

A criação do Sisbio, construído a partir de ampla discussão com a comunidade científica, já foi oficializada por instrução normativa do presidente do Ibama, Marcus Barros, publicada no Diário Oficial em outubro. Ainda estão previstos pequenos ajustes, mas as bases estão prontas para o sistema entrar em operação.
Sandra Sato
Ibama/Sede

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.