Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO PASSAGEM DESMONTA QUADRILHA EM RO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

Brasília (07/12/06) - A Polícia Federal (PF) e o Ibama desarticularam uma quadrilha que, desde 2004, atuava na exploração e no comércio ilegal de madeira, retirada de unidades de conservação e de terras indígenas localizadas no oeste de Rondônia. Os policiais já executaram as nove prisões preventivas e os 62 mandados de busca e apreensão autorizados para a Operação Passagem, iniciada a partir das 6 horas de hoje.

Entre os presos, seis eram funcionários do Ibama e três empresários. A lista é encabeçada pela chefe do Escritório Regional de Guajará-Mirim, Claudia Nunes Pires Sanches, cuja exoneração do cargo saiu publicada no Diário Oficial de hoje. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os policiais efetuaram ainda três prisões em flagrante: uma das pessoas ocultava grande quantidade de madeira em uma chácara e outras duas portavam armas ilegais.

A quadrilha era formada por servidores públicos federais, lotados no Ibama de Guajará Mirim, em Rondônia, e empresários do setor madeireiro. Eles agiam por meio de empresas fantasmas, “vistoriadas” pelos servidores envolvidos, para vender ATPFs (Autorização para Transporte de Produtos Florestais) de forma ilícita, comercializar créditos de planos de manejo e exportar ilegalmente madeira para a Bolívia.

Essa é a 14ª grande operação feita no país em parceria com a PF e o Ibama, desde 2003. Na Amazônia, é a 12ª grande operação. Tais iniciativas integram as ações do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia.

A investigação da Operação Passagem se deu a partir de supostas ameaças de morte a um servidor do Ibama em outubro de 2005. As ameaças teriam partido de madeireiros insatisfeitos com os resultados de uma auditoria feita por ele no Ibama de Guajará Mirim. A auditoria apontou diversas irregularidades e crimes que teriam sido cometidos por servidores e indicava, inclusive, que 11 empresas do município de Nova Mamoré teriam sido beneficiadas. Em novembro de 2005 o relatório de auditoria foi encaminhado à Polícia Federal que deu início às investigações que culminaram na operação de hoje.

Em junho de 2006, o monitoramento dos telefones dos supostos envolvidos, feito pela Polícia Federal, confirmou as suspeitas. O serviço de inteligência policial constatou também que parte da madeira comercializada ilegalmente foi extraída das terras indígenas Lages e Ribeirão, no oeste do estado. Em agosto, foi localizado um dos locais onde a madeira ilegal era estocada.

Durante as 14 operações conjuntas da PF e do Ibama foram presas 424 pessoas, sendo 106 servidores do Ibama, 19 servidores públicos de outras instituições e 299 empresários, lobistas, advogados e contadores. "A parceria com a Polícia Federal é um sucesso”, afirma o presidente do Ibama, Marcus Barros. Segundo ele, a união da inteligência das duas instituições tem permitido prender corruptores e corruptos e desmontar esquemas de corrupção em funcionamento há muitos anos no país. Esse trabalho, prevê, continuará produzindo resultados no combate a crimes ambientais.
Ascom

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.