Panorama
 
 
 

PESQUISADORES PARTICIPAM DE CURSO SOBRE REDUÇÃO DE RISCO NO USO DE AGROTÓXICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

(07/12/2006) - Capacitar profissionais da América Latina envolvidos com o tema gestão ambiental para atuar como agentes capazes de reduzir o risco a saúde dos trabalhadores e o impacto negativo no meio ambiente dos agrotóxicos foi o principal objetivo do "Curso internacional sobre redução de risco no uso de pesticidas", que encerrou no México, na sexta-feira(1).

O curso, na sua terceira edição, foi patrocinado pelo Governo da Suécia através da Agência Sueca de Cooperação Internacional (Swedish International Development Agency - SIDA) tendo como participantes 25 profissionais da América Latina provenientes da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Costa Rica, Guiana, Equador, Chile, Jamaica e Peru. Do Brasil, quatro profissionais foram selecionados entre eles os pesquisadores Luciano Gebler e Marcos Botton da Embrapa Uva e Vinho, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O treinamento foi realizado em duas fases. A primeira ocorreu na Suécia e na Dinamarca no período de 14 de maio a 9 de junho, onde foram apresentadas as principais políticas publicas conduzidas pela Comunidade Econômica Européia relacionadas ao uso de agrotóxicos.

Manejo de resíduos

Constituído basicamente de aulas teóricas e visitas a Instituições de pesquisa, ensino, ONG¿s e empresas privadas da Suécia e da Dinamarca, o treinamento focou nos regulamentos que envolvem o manejo de resíduos pela comunidade européia, formas de destinação final de resíduos tóxicos, alternativas ao uso de agrotóxicos e papel dos consumidores como atores fundamentais para a preservação ambiental através do consumo de alimentos produzidos com respeito ao ambiente.

Na segunda fase realizada no México, foram desenvolvidos projetos de pesquisa pelos participantes, propostos na primeira fase, envolvendo formas de reduzir o uso de agrotóxicos nos sistemas produtivos conduzidos na América Latina.

O pesquisador Marcos Botton trabalhou com alternativas para o manejo de pragas nos pomares com destaques para o uso de feromônios sexuais (substâncias utilizadas para atração entre os sexos no período reprodutivo e que podem ser usadas como controle), além do emprego de inseticidas de baixa toxicidade. O pesquisador Luciano Gebler apresentou proposta de construção de uma Rede Latina Americana e Caribenha de Informações sobre Agrotóxicos e seus Resíduos, que estará sendo construída a partir de 2007.

Os participantes escolheram o México com o objetivo de conhecer a realidade do manejo de pesticidas na américa latina. No período de 20 de novembro a 1º de dezembro, foi possível comparar realidades, conhecer a regulamentação e a prática relacionada ao uso de pesticidas naquele país além de ocorrer a apresentação dos resultados dos projetos.

Segundo os pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, Luciano Gebler e Marcos Botton, a oportunidade foi única para estabelecer uma rede de colaboração entre profissionais envolvidos com o tema na América Latina e, através de uma plataforma na Internet, interagir com profissionais da África e Ásia participantes dos módulos anteriores.

O programa foi totalmente patrocinado pelo governo da Suécia como forma de ampliar a consciência mundial em relação a preservação ambiental. Neste momento, estão abertas as inscrições para os interessados no programa para o ano de 2007, onde serão oferecidas 25 vagas para profissionais de todo o mundo interessados em participar do mesmo treinamento. Informações adicionais podem ser obtidas na página: www.sida.se.
Viviane Zanella Bello Fialho.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.