Panorama
 
 
 

PESSUTI DEFENDE ALTERNATIVAS ECONÔMICAS EM ENCONTRO SOBRE MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Dezembro de 2006

04/12/2006 - O governador em exercício Orlando Pessuti e o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, abriram na última quinta-feira (30), em Foz do Iguaçu, o Encontro “Pactos pela Vida Sustentável”, ressaltando a importância da preservação ambiental para o crescimento do Paraná e na busca de alternativas econômicas.

“Há aproximadamente duas décadas buscava-se incorporar a variável humana no processo de desenvolvimento econômico buscando um sentido social. Hoje, estamos trabalhando para incorporar a variável natureza nesse modelo de desenvolvimento”, afirmou Pessuti
O evento é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Itaipu Binacional.

De acordo com Pessuti, o encontro demonstra a parceria entre governo do Paraná e o governo federal, no desenvolvimento de ações a favor do meio ambiente. “Procuramos mostrar que a produção agrícola e o meio ambiente podem caminhar juntos e reforçar a importância da agricultura orgânica”, afirmou Pessuti.
O lago de Itaipu e a Bacia III estão inseridos nos corredores de biodiversidade. Conforme informado por Pessuti, os pequenos agricultores que vivem nessas áreas estão recebendo incentivos para desenvolver atividades alternativas como, por exemplo, apicultura e piscicultura.

O presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, mostrou preocupação com o futuro dos recursos hídricos, comentando que a água é um bem tão valioso quanto o petróleo e será ainda mais no próximo século. “O Paraná é um estado abençoado por seus recursos hídricos e bacias hidrográficas. Esse encontro acontece para mostrar a importância de unirmos esforços para preservar o meio ambiente e conseqüentemente nossas águas, garantindo o futuro das próximas gerações”, destacou Samek.

Futuro – A idéia do evento é fazer um balanço das ações, programas e projetos desenvolvidos por entidades que atuam nas áreas de conservação, manejo e educação ambiental. Paralelamente ao Pactos pela Vida Sustentável são promovidos fóruns e exposições, entre eles o III Cultivando Vida Orgânica; a II Feira da Vida Orgânica; o Lançamento do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata; a IV Mostra e Seminário de Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu; a Agenda 21 na Bacia Hidrográfica Paraná III e a VI Edição do Programa Professor Destaque Ambiental.

O governador em exercício percorreu os estandes montados no pavilhão do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu ao lado do diretor de coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich. “São seis eventos em um, em que priorizamos o envolvimento e a participação da sociedade para avaliar o que está sendo feito em defesa do meio ambiente. Podemos dizer que é um dos passos mais significativos para melhorar a vida no planeta. Temos que rever nosso modo de ser, viver, crescer e consumir”, enfatizou Friedrich.

Agenda 21 - O diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente, Allan Jones dos Santos, que representou o secretário Rasca Rodrigues, explicou que, entre as prioridades apontadas pela Agenda 21 estão o combate à pobreza, a democratização da participação e a integração das políticas ambientais às demais políticas praticadas na região.

Já a coordenadora da Agenda 21 Paraná, Schirle Margaret dos Reis Branco, falou sobre o Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e que esta apoiando na organização do Encontro. “O Fórum reúne mais de 60 entidades da sociedade civil organizada, organizações não-governamentais e governo do Estado para elaborar propostas conjuntas para o desenvolvimento sustentável”, explicou Schirle. O Paraná foi o quarto Estado brasileiro a implantar o Fórum Permanente, em 2004.

A Agenda 21 é o principal documento da Rio-92, evento sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O nome foi dado em função das preocupações com o futuro do planeta a partir do século 21.

Força-tarefa vai fiscalizar ligações irregulares de esgoto no litoral

04/12/2206 - A coordenação geral da Operação Verão 2006/2007 vai colocar em ação no próximo dia 1.º de dezembro a força-tarefa de Proteção Ambiental no litoral, para localizar e autuar proprietários de imóveis que mantêm ligações irregulares ou clandestinas de esgoto. De acordo com o coordenador-geral da Operação Verão 2006/2007 e secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, trata-se de um trabalho de conscientização ecológica. “Apenas em Guaratuba, se todas as residências estiverem com a ligação de esgoto regular, estará resolvido o problema da poluição da água do mar”, disse Delazari.

A força-tarefa de proteção ambiental é uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar e Ministério Público Estadual. Conforme o secretário, a união de esforços está sendo necessária ,porque a regularidade na ligação de esgoto está intimamente ligada à balneabilidade.

“Este tipo de poluição é responsável pela má qualidade da água do mar. Proteger o meio ambiente é uma questão de saúde pública”, disse. Só para se ter uma idéia da dimensão do problema, mais da metade das casas de Guaratuba não estão interligadas à rede de esgoto mantida pela Sanepar. Nos locais onde a rede existe, a responsabilidade pela ligação do esgoto da casa até a rede é do proprietário.

Responsabilidade – Quando da instalação da rede de esgoto, a Sanepar já informou da necessidade do proprietário providenciar a ligação. Quem já foi notificado e não tomou providências vai responder a termo circunstanciado de infração penal por desobediência, uma vez que está colaborando com a poluição do meio ambiente. Há ainda a aplicação da multa. O proprietário que não regularizou a ligação com a rede de esgoto estará sujeito a multa que varia de R$ 500 a R$ 10 milhões, dependendo do nível da poluição que está sendo causado.

Caso exista a necessidade, o termo circunstanciado será preenchido na hora, e o infrator já ficará sabendo qual a data da audiência junto ao Poder Judiciário, quando ele irá saber a qual pena alternativa estará sujeito. O trabalho de fiscalização contará com apoio de técnicos da própria Sanepar, do IAP e policiais militares da Força Verde e está sendo feito antes do início da temporada de forma preventiva.

O chefe do escritório regional do IAP no Litoral, Reginato Bueno, explicou que o lançamento irregular de esgoto afeta diretamente a qualidade da água para banho e para consumo no Litoral. “Além disso, traz outras conseqüências negativas ao meio ambiente, mudando a aparência das praias e podendo causar até a morte de peixes e outros organismos marinhos. Também há o mau cheiro proveniente de lançamentos irregulares”, acrescentou.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.