Panorama
 
 
 

CENAFLOR INAUGURA NOVA SEDE NO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

Brasília/DF (14/12/06) - O Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor) inaugura, na próxima segunda-feira, 18, com a presença da Ministra Marina Silva, seu edifício-sede, no Ibama em Brasília. Além da infra-estrutura operacional necessária para desenvolver as atividades técnicas e administrativas do centro, o local possui áreas destinadas à realização de reuniões e eventos relacionados com o Manejo Florestal.

Em três anos de atuação, o Cenaflor tem desenvolvido várias ações de capacitação e treinamento na Amazônia Legal, entre elas a sensibilização de 70 técnicos e gestores do Incra sobre princípios e regulamentação do Manejo Florestal na Amazônia e o treinamento de 20 instrutores de Manejo Florestal nas áreas de geoprocessamento, identificação botânica e técnicas de exploração florestal de impacto reduzido.

O Cenaflor promoveu ainda a capacitação de 180 profissionais entre operários, engenheiros e técnicos, em técnicas de exploração de impacto reduzido e manejo florestal na Amazônia, por meio da contratação de serviços do Instituto Floresta Tropical (IFT) e Fundação de Tecnologia do Acre (FUNTAC).

O centro foi responsável também pela capacitação 16 analistas ambientais e funcionários das Organizações Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) do Acre e Rondônia, em análise de Planos de Manejo Florestal que incluam a exploração de mogno. Para o próximo ano, o Cenaflor está elaborando proposta de Rede de Treinamento em Manejo Florestal na Amazônia.

O Cenaflor é um centro especializado do Ibama criado pela Portaria Ibama 56, de 07 de outubro de 2003, e tem como objetivo proporcionar a difusão das técnicas de manejo florestal e de exploração de impacto reduzido, por meio de treinamento, capacitação e aplicação de sistemas de manejo em níveis empresarial e comunitário e apoio à pesquisa aplicada.
Cenaflor/Ibama

Superintendência de Minas inaugura obras de revitalização da BAP em Uberlândia

Belo Horizonte (12/12/06) - Amanhã (13) serão inauguradas as obras de revitalização da Base Avançada de Pesquisa (BAP), em Uberlândia, distante cerca de 500 km de Belo Horizonte. Participam do evento de inauguração, o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello e o superintendente do Ibama em Minas, Roberto Messias.

O trabalho é resultado do acordo assinado com o Consórcio Capim Branco de Energia (CCBE), que assegurou a revitalização da unidade de pesquisa pesqueira. O valor total gasto nas obras será de R$ 1 milhão de reais. Esse acordo faz parte do projeto de Implantação e Programa de Conservação da Ictiofauna, por meio do desenvolvimento de Estudos e Definição de Estratégias de Conservação de Espécies de Peixes Ameaçadas de Extinção na Bacia do Rio Araguari (MG). A solenidade de entrega dos equipamentos para início das obras de infra-estrutura da BAP, ocorreu em março de 2006.

Obras de revitalização

A reforma incluiu a adequação e complementação de obras de infra-estrutura da BAP. Também passaram por obras a represa e as canaletas de abastecimento e distribuição; os tanques e viveiros e os sistemas de escoamento. Foram recuperados doze tanques de alvenaria, num total de 2.800 m², e reativados 17 viveiros de terra em uma área total de 34 mil m². O Laboratório de reprodução e o alojamento dos pesquisadores também foram reformados. Além disso, foi adquirido um barco de alumínio com capacidade para cinco pessoas e uma caminhonete 4x4. Deverão, ainda, ser entregues na solenidade, dois computadores e uma impressora, televisão, geladeira, dentre outros aparelhos.

Segundo Mônica Vaz, chefe da BAP em Uberlândia, as obras representaram um avanço para a unidade do Ibama. Para ela, agora vai ser possível reaproveitar a infra-estrutura e desenvolver novas atividades na BAP.
Ester Junia

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.