Panorama
 
 
 
GOVERNADOR DO MATO GROSSO VETA REDUÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DO CRISTALINO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2006

15-12-2006 - Projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa reduzia a área do parque em 27 mil hectares. Greenpeace enviou carta ao governador Blairo Maggi pedindo o veto

O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, vetou na quinta-feira (14/12) o projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa que reduz em 27 mil hectares a área do Parque Estadual do Cristalino. Apesar do veto, é possível que os deputados estaduais ainda tentem derrubar a decisão do governador.

“Foi uma ótima decisão. A redução do parque contrariaria o trabalho que o próprio governo do estado vem fazendo desde o segundo semestre de 2005 para resolver as pendências do Parque e para possibilitar o desenvolvimento da região”, afirma Paulo Adário, coordenador da campanha da Amazônia do Greenpeace.

O Greenpeace enviou ainda na quinta-feira uma carta ao governador Blairo Maggi, pedindo o veto ao projeto de lei, que foi aprovado no dia 6 de dezembro.

O Parque Estadual do Cristalino foi criado em 2001 e, desde então, sofre com acelerado processo de invasão, exploração ilegal de madeira e ocupação por agricultores e pecuaristas. O projeto aprovado pelos deputados estaduais retira do parque a área invadida e degradada, alegando que essa destruição teria ocorrido antes da criação do parque.

No entanto, estudos de imagens de satélite realizados pela ONG ICV (Instituto Centro de Vida) comprovam cientificamente o avanço do desmatamento na área do parque depois de sua criação.

"A redução do Parque Estadual do Cristalino estabeleceria ainda um precedente gravíssimo, baseado no fato consumado, ao premiar infratores que vêm, insistentemente, desrespeitando a lei e os limites do parque", avalia Adário.

Você também pode enviar uma mensagem para o governador, pedindo que ele insista com os deputados que a redução do parque contraria a legislação ambiental e o interesse público.
Foto: Geenpeace

     

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.