Panorama
 
 
 

IBAMA: LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM SP E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PARAÍBA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

Ministra fala a empresários em SP sobre avanços no licenciamento

São Paulo/SP (11/12/06) - A ministra Marina Silva se reuniu na última sexta-feira, 8, com cerca de 50 empresários na sede da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (ABDIB), em São Paulo. No encontro, a ministra apresentou os avanços obtidos na agenda que o ministério estabeleceu com a ABDIB, em abril de 2004.

O evento tinha por objetivo analisar e estabelecer aperfeiçoamentos para o licenciamento ambiental, tendo como norte a integração da política ambiental brasileira e as diretrizes dos principais setores de infra-estrutura.

Entre os principais avanços citados estão o aumento dos licenciamentos federais, que saltaram de 145 (2003) para 237 (2005), a ampliação do quadro de servidores do Ibama em 30%, além do estabelecimento de marcos regulatórios e de procedimentos claros e ágeis para os setores de Energia Elétrica, Petróleo e Gás, Transportes, Saneamento e Mineração.

"Atingimos um patamar que tem de ser preservado", afirmou Marina Silva, lembrando que, desde 2003, seu Ministério busca esclarecer a sociedade "não apenas sobre o que não pode, mas o como pode". O resultado mais notável, segundo ela, foi o aumento do número de licenças e a diminuição da judicialização, ou seja, da interrupção dos licenciamentos pelas diversas instâncias judiciais.

O presidente da ABDIB, Paulo Godoy, elogiou as explanações da ministra e reconheceu como fundamental o respeito às questões ambientais. "Não podemos continuar cometendo os mesmos erros de outras gerações", afirmou Godoy, numa referência irônica aos constantes transtornos causados pelas enchentes em São Paulo no período das chuvas.

Godoy criticou também o "debate fácil" de alguns setores quando se referem à relação entre meio ambiente e desenvolvimento, assunto que, segundo ele "provoca muitas emoções". "A ministra não é contra o desenvolvimento e a ABDIB tem todo o respeito pelas suas colocações".
Airton De Grande
Ibama/SP

Governo da Paraíba adota cartilha elaborada pelo Ibama para capacitar professores

João Pessoa (12/12/06) - A equipe técnica da Coordenadoria de Inclusão Educacional - COINE, órgão da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, do Governo do Estado da Paraíba, solicitou autorização da Superintendência do Ibama na Paraíba para reproduzir a publicação “Noções Práticas de Educação Ambiental para Professores e outros Agentes Multiplicadores” elaborada pelo servidor Gutemberg de Pádua Melo, que é analista ambiental, especialista em Educação Ambiental e também comunicador social, atualmente lotado na Assessoria de Comunicação da Supes/PB.

A publicação que tem formato simples de cartilha, foi elaborada com o objetivo de subsidiar o trabalho da equipe da DISAM/Núcleo de Educação Ambiental junto aos professores do Ensino Fundamental. Dentre várias publicações do gênero, os planejadores educacionais do Governo da Paraíba escolheram esta publicação por considerar seu conteúdo mais completo e adequado à região.

A cartilha será aplicada no Curso de Formação Continuada de Professores de Educação Ambiental, que será ministrado na capital e nos principais municípios do interior do Estado, com o objetivo de capacitar professores de 232 escolas públicas.
Gutemberg de Pádua
Ibama/PB

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.