Panorama
 
 
 

IBAMA ZERA O DOF E INTEGRA SISTEMA DE CONTROLE FLORESTAL NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2006

Belém/PA (15/12/06) - A partir de hoje, os dados do Documento de Origem Florestal (DOF), do Ibama, migram para o Sistema de Controle Florestal (Sisflora) da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do estado do Pará (Sectam), que irá emitir as novas guias de controle de produto florestal, em substituição ao DOF. O Sisflora do Pará é similar aos sistemas que funcionam nos estados do Mato Grosso e de Rondônia.

O DOF foi criado pelo Ibama e, nesses três meses de existência, foi aprovado pelo setor empresarial e instituições governamentais e não governamentais. Segundo o coordenador-geral de Recursos Florestais do Ibama, José Humberto Chaves, a novidade é que o processo de integração desses sistemas começa com o DOF. O Sisflora será adaptado para emissão de guias com dois códigos de barras e, um dos códigos será igual ao do DOF e utilizado para o reconhecimento automático da guia em todo o território nacional.

“Além de ter acesso on line à informação, o Ibama e os órgãos estaduais de meio ambiente (Oemas) poderão checar a validade das guias emitidas pelos estados do Pará, Rondônia e Mato Grosso com o mesmo procedimento usado na fiscalização do DOF, por meio da internet, de satélites e do sistema 0800”, esclarece Chaves.

Antônio Carlos Hummel, diretor de Florestas do Ibama assegura que esse é o primeiro passo para a construção de um portal integrador em que todos os integrantes do Sisnama disponibilizarão na Internet as informações sobre a gestão florestal no país, conforme prevê a Resolução Conama nº 379/2006.
Edson Gillet
Ibama/PA

Sistemas de controle de madeira nos estados são integrados ao DOF

Brasília (13/12/2006) - O Documento de Origem Florestal (DOF) tem alcançado resultados altamente satisfatórios e a partir desta sexta-feira (15/12) a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará - Sectam inicia a emissão da Guia Florestal naquele Estado em substituição ao DOF. O sistema utilizado é o Sisflora, o mesmo em funcionamento no Mato Grosso e em Rondônia.

A novidade é que começa o processo de integração desses sistemas com o DOF. Segundo o coordenador-geral de Recursos Florestais do Ibama, José Humberto Chaves, o Sisflora será adaptado para emissão de guias com dois códigos de barras. Chaves diz ainda que um dos códigos será igual ao do DOF e utilizado para o reconhecimento automático da guia em todo o território nacional.

Além de ter acesso on line à informação, o Ibama e os órgãos estaduais de meio ambiente (Oemas) poderão checar a validade das guias emitidas por Pará, Rondônia e Mato Grosso com o mesmo procedimento usado na fiscalização do DOF, por meio da internet, de satélites e do 0800.

O diretor de Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel, afirma que esse início da integração é o primeiro passo para a construção de um portal integrador em que todos os integrantes do Sisnama disponibilizarão na Internet as informações sobre a gestão florestal no país, conforme prevê a Resolução Conama nº 379/2006, estabelecida a partir de demanda inicial do Ibama. “Isso aumentará a capacidade de controle dos órgãos ambientais e a participação da sociedade civil, permitindo o controle social e transparência sobre o licenciamento na área florestal”, completa Hummel.
Ibama/Diref

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.